[Dica] Instalando o software driver do modem ZTE MF 110 no Mac OSX

Olá pessoal, tudo certo? Hoje gostaria de compartilhar uma dica rápida que pra mim, foi de extrema utilidade.

Se você é usuário de Mac OS (a partir da versão Snow Leopard) e Windows (utilizo Windows 90% do tempo) como eu e possui a necessidade de em algumas ocasiões acessar a internet através do modem ZTE MF 110 (que em meu caso é da Vivo), com certeza já notou que o mesmo não funciona “de primeira” nas versões mais atuais do sistema operacional da Apple. Isso ocorre em função da ausência de driver compatível com as novas versões de kernel (sim, eles foram reestruturados pela Apple, mas este é um outro papo) do SO da maçã.

Após um bom tempo de buscas em fóruns “gringos”, finalmente encontrei uma solução que de fato funcionou muito bem e o melhor, sem muito esforço e acomodações técnicas (a.k.a “gambiarras” ;) ). Assim, gostaria de compartilhar com vocês através de um passo-a-passo simplificado.

  1. Espete o modem em um PC qualquer. Automaticamente, o sistema operacional abrirá a janela de reprodução automática perguntando o que você deseja fazer. Mande explorar o conteúdo do modem.
  2. No Windows Explorer, copie todos os diretórios que aparecem: Linux, Mac e Windows (além do arquivo autorun) e cole em um dispositivo de armazenamento qualquer (pendrive, HD externo, etc.).
  3. Vá até o Mac, espete o dispositivo para o qual você copiou os diretórios mencionados no passo 2 e execute o arquivo com a extensão *.pkg.
  4. Complete o processo de instalação e finalize o instalador e remova o dispositivo de armazenamento.
  5. Reinicie seu Mac.
  6. Ao “subir” o Mac OSX, espete o modem e inicie o software gerenciador da conexão instalado no passo 4. Você verá que a conexão funcionará perfeitamente (conforme apresenta a Figura 1).

modem-zte-mf-110

A pergunta que você pode estar se fazendo neste instante é: porque preciso passar os dados do modem para o pendrive se posso realizar a instalação direto dele?

Note, para que o processo funcione (e eu não tenho a explicação disso), é preciso que a instalação seja feita offline (claro, offline em relação ao modem). Minha primeira tentativa evidentemente foi essa, entretanto, não funcionou. Apenas quando executei os passos apresentados anteriormente, é que o gerenciador pôde entender o modem.

Bom, era isso. Forte abraço a todos e até a próxima.

468 ad

1 comentário

  1. Ae muito bom, crio que esse problema seja de todos os zte, já tinha desistido de fazer funcionar, mas agora funciona, valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove − = 0

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>