O último dia 07 de Junho foi marcado pelo lançamento da nova release do Windows Azure. Escrevi um post aqui mesmo no site apresentando todas as novas features. O que pouca gente sabe é que no mesmo dia foi disponibilizada também uma nova release da ferramenta de desenvolvimento WebMatrix. Se você está vendo este nome pela primeira vez, recomendo seguir este link para obter maiores informações.
Quais são as novidades?
Há alguns meses, escrevi aqui no site um post que apresentava os principais recursos da nova versão do WebMatrix 2. O conteúdo ao qual me refiro pode ser visualizado ao seguir este link.
Muitas novas features foram adicionadas desde a última versão (beta). A seguir, você será apresentado a cada uma delas.
1. Novas opções de templates
A primeira mudança que pôde ser percebida logo na inicialização da ferramenta na nova versão, é a nova tela de templates. Agora, existem templates específicos para PHP, Node.js, ASP.NET Razor (ou ASP.NET Web Pages) e HTML 5. A Figura 1 apresenta a nova tela com os templates agrupados por tecnologia. Ao selecionar o template desejado, o WebMatrix contextualizará o ambiente para trabalhar com a tecnologia desejada.
Figura 1. A nova tela de templates de aplicações
Ainda em relação aos templates, outra característica pode ser notada: existem novos modelos de aplicações disponíveis. São eles:
-
Na categoria “HTML” existe o template “Boilerplate”. A característica básica deste modelo é a utilização de HTML 5 como base e a estruturação do projeto com Javascript (jQuery) e CSS 3 como tecnologias auxiliares.
-
Na categoria Node, um novo template também foi adicionado. Você poderá identificá-lo na galeria de templates com o nome “Express Site”.
2. Code-complete para Javascript (jQuery)
Uma das melhorias adicionadas a versão RC é o code-complete para Javascript. Esta era uma solicitação recorrente por parte da comunidade técnica de desenvolvimento para web e agora, foi adicionada. A Figura 2 apresenta o recurso mencionado.
Figura 2. Code-complete para Javascript (inclusive jQuery)
3. Code-complete para HTML 5
Outra adição ao WebMatrix 2 RC (ainda não disponível anteriormente) foi code-completion para HTML 5. Agora, a ferramenta o ajuda a escrever seus códigos utilizando webstandards. A Figura 3 apresenta o recurso em funcionamento.
Figura 3. Code-completion para HTML 5 em execução
4. Code-completion para CSS 3
A exemplo dos demais webstandards apresentados nos ítens 2 e 3, WebMatrix disponibiliza suporte nativo com code-completion também para CSS 3, conforme apresentado pela Figura 4.
Figura 4. Code-completion para CSS 3 em ação
5. Adição de painéis de monitoramento de código
No release lançado há alguns dias foi possível observar também a adição de dois novos paineis de administração. Um nomeado pela ferramenta como “Find Results” e outro “Error List“. O primeiro está relacionado a buscas de palavras ou expressões em código muito extenso. O segundo, está associado a erros encontrados no código digitado. Os erros ou avisos vão sendo exibidos em error list à medida em que o código vai sendo escrito. A Figura 5 ilustra esta ferramenta em funcionamento.
Figura 5. Painéis de administração de ocorrências
6. Integração com NuGet
WebMatrix é uma ferramenta que foi criada com alguns objetivos bem claros sendo que, um deles, é o de facilitar a reutilização de código. Neste sentido, a versão RC da ferramenta implementa uma forte integração com a galeria de códigos do NuGet. Escrevi há algum tempo, um post aqui no site sobre o NuGet e a integração dele com ASP.NET MVC. Você pode efetuar a leitura seguindo este link. A Figura 6 ilustra o recurso em funcionamento.
Figura 6. NuGet integrado com WebMatrix
7. Suporte a novos recursos de script
Foi adicionado também a esta release o suporte a novos formatos de script. LESS CSS, CoffeeScript, CSS (SaSS), CSS (ScSS), dentre outras. A Figura 7 apresenta esta adição.
Figura 7. Os novos formatos de scripts adicionados
8. Suporte a extensibilidade
WebMatrix 2 RC oferece suporte a extensibilidade. Isso significa que você pode criar operações específicas (úteis ao seu cenário) e incorporá-la para ser executada de dentro do WebMatrix. Você pode ainda buscar extensões já prontas, disponibilizadas pelo time de produto e pela comunidade em um repositório online. A Figura 8 apresenta a galeria de extensões e a seleção de uma delas para instalação.
Figura 9. Adicionando uma extensão para LESS, SASS, SCSS e CoffeeScript
Para criar sua extensão, você deve utilizar a API “Microsoft.WebMatrix.Extensibility”. A interface que atua como contrato para validar determinado trecho de código é “IExtension”. A seguir, a Listagem 1 apresenta um exemplo de extension criada para Umbraco.
[csharp]
[Export(typeof(IExtension))]
public class UmbracoExtension : IExtension
{
public IEnumerable DashboardItems
{
get { return null; }
}
public string Name
{
get { return “Extension”; }
}
public string Version
{
get { return “1.0”; }
}
private IRibbonGroup _ribbonGroup;
private IWebMatrixHost _webMatrixHost;
private List _ribbonItems;
public IEnumerableRibbonItems
{
…
}
[Import(typeof(IWebMatrixHost))]
private IWebMatrixHost WebMatrixHost
{
…
}
[/csharp]
Listagem 1. Código de exemplo de uma extension
10. Desenvolvimento de páginas web para dispositivos móveis
WebMatrix traz em formato de extensão emuladores para testar suas páginas em dispositivos móveis. Hoje estão disponíveis emuladores para iPhone, iPad e Windows Phone. A seguir um teste de aplicação rodando em um dos emuladores disponíveis.
Figura 10. Rodando a aplicação no emulador para iPhone
11. Publicação de aplicações no Windows Azure
Outro recurso amplamente solicitado por usuários do WebMatrix era a disponibilização de um recurso que possibilitasse a publicação das aplicações diretamente no Windows Azure. Com a adição da feature de Web Sites, Windows Azure passou suportar aplicações provenientes do WebMatrix (você pode ver um post com a descrição de todas as novas features suportadas pelo Windows Azure, seguindo este link).
Você pode tanto publicar sua aplicação diretamente no Windows Azure, quanto baixar a aplicação que está online para edição localmente (para isso você deve utilizar a opção “WebMatrix” disponível na barra inferior do painel de administração do Windows Azure.
Pingback: WebMatrix 2 – Extensões personalizadas e pré construídas – Fabrício Sanchez