No último dia 11/08/2015, foi realizada nas dependências Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC), a edição do mês de Agosto do Apeti Talk, um bate-papo sobre tecnologia, mercado, tendências e assuntos relacionados. O evento é organizado pela Apeti (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação da região de Rio Preto. Saiba mais sobre a Apeti aqui).
O tema escolhido para a edição de Agosto de 2015 foi “.NET versus Java versus Ruby”. O formato do evento foi “mesa redonda”, onde os candidatos respondiam questionamentos primeiramente do mediador (Rafael Derrico) e depois, da platéia que assistiu atentamente a tudo.
O auditório da FATEC estava absolutamente lotado (veja a galeria de fotos ao final), chegando ao ponto de ter pessoas sentadas no corredor que dava acesso ao local onde tudo ocorreu. Particularmente fiquei muito feliz com este alto quórum. Eventos de tecnologia no interior de São Paulo não costumam reunir tantas pessoas mas este foi excessão a regra e tenho certeza que marcará um novo momento em relação a eventos da região.
Estiveram “debatendo” comigo, dois amigos e profissionais extremamente gabaritados: Thiago Vespa (um dos líderes da comunidade Java no Brasil e líder da comunidade Java Noroeste) e o Eustáquio Rangel (aka Taq, o primeiro autor de Ruby no Brasil e um dos principais nomes da linguagem no cenário nacional). O papo foi muito bacana e acredito que ficou claro para todos os presentes os pontos fortes e fracos de cada tecnologia bem como, os cenários corretos para utilização de cada uma delas.
A seguir deixo a galeria de fotos do evento para visualização. A galeria está no Facebook, portanto, você precisa ter uma conta lá para visualizar.
Gostaria de agradecer publicamente a Apeti pelo convite e a todos os que lá estiveram por prestigiar o evento.
Galeria de fotos
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1685890351647975.1073741830.1610239375879740&type=3
Íntegra da notícia publicada no site da Apeti
Confirmando o sucesso dos encontros, o evento reuniu mais de 160 pessoas para o debate sobre o futuro das plataformas de software
No dia 11 de agosto realizamos a 3ª edição do ApetiTalk. E confirmando o sucesso dos eventos anteriores, desta vez não foi diferente. Empresários, especialistas, estudantes, docentes e profissionais do setor de tecnologia lotaram o auditório da Fatec Rio Preto. Tinha gente em pé e sentada até no corredor, disposta a acompanhar mesmo de longe o talk show sobre o futuro das plataformas de software.
O assunto foi debatido por três especialistas: Fabrício Lopes Sanchez, diretor da Conio Soluções em Tecnologia; Eustáquio Rangel, sócio e desenvolvedor da empresa Bluefish e Thiago Galbiatti Vespa, mestre em computação pela USP – Universidade de São Paulo.
Para Prof. Carlos Magnus Carlson Filho, diretor do Centro de Pesquisa da Fatec Rio Preto, faz parte da diretriz da instituição oferecer eventos dessa natureza. “Esse é o tipo de oportunidade de todo mundo se atualizar, reciclar e ver tendências. E esse é também o papel da Apeti, se inserir na sociedade e contribuir de alguma maneira”. O diretor ressaltou ainda a importância da parceria entre Apeti e Fatec. “A Apeti tem ajudado a formatar os nossos cursos de maneira a formar profissionais que atuam aqui e na região, contribuindo de maneira direta com a sociedade”, completa.
Os palestrantes se divertiram durante o bate-papo e interagiram com os participantes. “Esse é um evento importante de ser organizado, para que o pessoal possa ser apresentado a tecnologias novas, ou mesmo as já conhecidas no mercado; comparar e ver o que é melhor para a sua área de atuação”, explica Eustáquio Rangel, sócio e desenvolvedor da empresa Bluefish. Para Thiago Galbiatti Vespa, mestre em computação pela USP, eventos como o ApetiTalk são construtivos. “Foi muito bacana participar, apresentar vantagens e desvantagens que vão ajudar a decidir o futuro”.
Para Fabrício Lopes Sanchez, diretor da Cônio Soluções em Tecnologia, o evento foi importante justamente porque hoje, tudo acontece em cima de software. “Às vezes as pessoas têm uma ideia muito distante do que é tudo isso. Neste encontro tivemos a oportunidade de mostrar que existem ferramentas para que softwares sejam construídos e dar uma ideia do que pode ser feito”.
“Eventos como o ApetiTalk mostram as oportunidades para o setor de tecnologia da informação em nossa região. É sem dúvida, uma contribuição significativa para dois personagens fundamentais: empresários, que buscam as melhores estratégias e informações para a tomada de decisões; e mão de obra, que está à procura de conteúdo e atualização de qualidade”, garante Rafael Derrico, presidente da Apeti. “E vem muito mais por aí. O compromisso da Apeti é promover mais ações que apresentem toda a potencialidade da nossa região e mostrem as novidades do setor, tanto para empresas de TI como para as empresas que consomem a Tecnologia da Informação”, completa.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS