No último dia 13/09/2016 foi realizada a primeira edição de um novo evento que criamos aqui na Microsoft: o Azure Afternoons.
Apesar do nome, o evento foi realizado durante todo o dia em um formato diferente do que se está acostumado a ver nos eventos tradicionais (apenas palestras). Fizemos um mix de palestras técnicas (pela manhã) com design session na parte da tarde.
Palestras
Uma grande novidade que trouxemos para o evento foi alto nível técnico dos conteúdos entregues. Como estávamos falando para um público de comunidade técnica e ainda, como estabelecemos alguns pré-requisitos técnicos para a participação, ao invés de entregarmos palestras de overview apenas (90% PPT, 10% prática com exemplos demasiadamente simplistas), optamos por entregar palestras de nível 300/400 em cada assunto abordado e com os percentuais invertidos, 90% prática e 10% PPT.
Figura 1. Jannuzzi apresentando a palestra sobre containers
Os palestrantes convidados (eu estava entre eles) foram “brifados” a trazerem os conceitos deep dive sobre IaaS, PaaS, Storage e Containers de maneira integrada a cenários reais. Jannuzzi (gerente de inovação da Microsoft) falou sobre Containers e como as empresas tem feito para construir suas soluções que usam containers no Azure. Marcus Milhomem (Cloud Solution Architect) e Fabio Hara (Technical Evangelist) falaram sobre problemas reais encontrados nos cenários de IaaS, como resolvê-los e ainda, deram dicas de boas práticas. Fabricio Catae (Technical Evangelist) deu minúcias sobre o processo de storage de dados no Azure. Eu e o Vinicius Souza (ambos Technical Evangelists) falamos de aspectos importantes para quem opta por construir soluções baseadas em PaaS e microserviços.
Design Session
Outra novidade (conforme já mencionado anteriormente) foi a união das palestras com o design session. Durante a tarde pegamos cenários reais, que são comumente encontrados no dia-a-dia dos projetos que envolvem nuvem e lançamos o desafio de desenho de arquitetura (baseado nos recursos que o Azure entrega atualmente) seguido de implementação, para os participantes (que estavam divididos em grupos). Evidentemente que cada participante recebeu um voucher de acesso temporário ao Azure seguido de acesso a internet para que a implementação pudesse ocorrer de fato.
Ao final, cada grupo teve 15 minutos para apresentar suas propostas de soluções/implementações para os demais participantes e tiveram que responder aos questionamentos da equipe da Microsoft que lá estava apoiando durante todo o dia também dos próprios participantes. Isso fez com que uma discussão super saudável de Azure fosse realizada.
Figura 2. Um dos participantes apresentando a solução proposta por seu grupo
Formato e resultado final
Este evento foi uma espécie de PoC. Como nunca havíamos feito algo neste formato e resolvemos testar com a primeira edição do Azure Afternoons. Ficamos super felizes ao constatar através das fichas de avaliação que o evento foi muito bem aceito por todos os participantes (MVPs, MSPs e demais membros da comunidade Microsoft). Este foi um dos poucos eventos onde praticamente 100% dos participantes avaliaram como “Excelente” na visão geral sobre o mesmo. Isso nos dá a indicação de que devemos seguir com o formato.
A próxima edição do Azure Afternoons será online e realmente será apenas durante a tarde. A data será divulgada em breve através dos canais oficiais da Microsoft. Fique atento. Nossa ideia é ter o evento presencial com o Design Session pelo menos uma vez a cada três meses e uma vez ao mês online. Ou seja, se você quer elevar seus conhecimentos sobre Azure, esta é a oportunidade definitiva pra isso.
Materiais e fotos
A seguir disponibilizo o material utilizado pelos palestrantes e ainda, algumas fotos (galeria do Facebook) do evento.
Álbum de fotos
Materiais
https://1drv.ms/f/s!AgEFMBrcFkn1g6RCGp-EgWCzqKDaBQ
É isso. Até a próxima!
Pingback: Azure Afternoons – Segunda edição – Fabrício Sanchez
Pingback: Azure Afternoons #2 – Saiba como foi – Fabrício Sanchez