Na última semana (mais precisamente no dia 24/11/2016) realizamos a segunda edição do Azure Afternoons. O evento é resultado de uma parceria entre o time de evangelistas técnicos da Microsoft Brasil e o programa MVP.
O evento em números
Seguindo o cronograma imaginado para o evento (ter um evento presencial por quarter e um online a cada mês), a segunda edição foi realizada online e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Foram 134 participantes registrados com a presença online durante o evento de 59 pessoas (uma taxa de conversão de 43%, considerada alta por se tratar de um evento realizado durante a tarde em dia de semana).
Quanto aos feedbacks, outra grata satisfação. 100% de aprovação das palestras e palestrantes (foram 4 palestras e 1 roundtable) e 97% de aprovação com a infra de transmissão do evento (resultado amplamente satisfatório).
Dinâmica do evento online
Quando pensamos o Azure Afternoons, queriamos um evento com um formato um pouco diferente: uma mescla entre palestras deep dive (nível 300 e 400) com discussões de arquitetura de soluções da vida real. Como você pode ver aqui, na primeira edição (que foi presencial) provamos este modelo viável com ótimos resultados. Já na segunda edição, precisamos ajustar a parte de análise de arquitetura, uma vez que não teríamos a possibilidade de dividir os participantes em grupos e propor soluções práticas. Assim, optamos por adicionar um roundtable no lugar, onde os participantes iam enviando suas questões pela ferramenta de transmissão ou pelo Facebook (sim, fizemos um live de lá).
Desta maneira, a segunda edição mesclou palestras técnicas apresentadas por profissionais da Microsoft com um eficiente roundtable ao final. Foi bem legal a dinâmica.
Palestras e palestrantes
A segunda edição do Azure Afternoons contou com a presença de quatro palestrantes, como já informado, todos da Microsoft e com ampla experiência no mercado de cloud.
O evento foi aberto pelo Cloud Solution Architect Paulo Texeixa. PT (como é conhecido aqui na Microsoft) apresentou uma visão aprofundada sobre ARM templates no Azure. Com exemplos práticos, mostrou o processo de criação de um cluster SQL Server apenas utilizando templates para isso. PowerShell DSC e Azure CLI também estiveram em sua pauta.
Tive a honra de apresentar a segunda palestra. Falei sobre microserviços no Azure e sobre o processo de construção do Arda, ferramenta open source que desenvolvemos aqui no time de evangelismo da Microsoft para gestão de workloads de times de trabalho. Demonstrei a arquitetura distribuída da aplicação, os diferentes ambientes em que testamos o uso de microserviços e ainda, comentei sobre o processo de integração contínua com Web Apps e containers no Azure utilizando VSTS.
A terceira palestra foi ministrada pelo também evangelista técnico na Microsoft, Allan Targino. Ele nos deu uma rápida visão geral sobre os cognitive services do Azure e na sequência, de maneira totalmente prática, nos mostrou como é possível trabalhar com a API de recomendações, mostrando o consumo dessa API apenas com o Postman e dando dicas sobre como integrar isso em seu sistema e/ou loja virtual.
Para fechar o evento com chave de ouro, tivemos o Ricardo Serradas, Premier Field Engineer (PFE) na Microsoft, falando sobre integração contínua de aplicações com containers Docker utilizando VSTS. Com exemplos práticos o Ricardo nos mostrou todo o processo de captura de erros, criação novas branches no repositório Git e geração de Build e Release para um ambiente de ACS (Azure Containers Service). O Ricardo escreveu um post em seu blog pessoal falando sobre a palestra que ele realizou e disponibilizando todas referências que ele comentou durante a mesma. Você pode visualizá-lo seguindo este link.
Você pode encontrar todos os PPTX utilizados pelos palestrantes seguindo este link.
Round Table
O round table foi uma experiência a parte e por isso mesmo, o destaquei como uma nova sessão no post. Como era a primeira vez que estávamos realizando o round table e não sabíamos exatamente qual seria o resultado, optamos por convidar todos os palestrantes do evento para responder perguntas que seriam enviadas pelos participantes. Estas perguntas poderiam ser relativas às palestras realizadas durante a tarde ou não. Só precisaria ser do contexto de nuvem.
Esta dinâmica funcionou bem e o mais legal foi que, como optamos de última hora fazer um live no Facebook do Round Table, começamos a ter a interação do pessoal que de lá estava acompanhando também. E foi muito legal! Vários comentários super pertinentes enriqueceram bastante a conversa (que durou quase uma hora mas poderia facilmente ter se estendido ainda mais).
Agradecimentos especiais para o MVP (Microsoft Azure) Lucas Romão, por nos ajudar na boa discussão gerada no round table.
Você pode acompanhar o live do Facebook a seguir.
O evento foi totalmente gravado. Estamos trabalhando no ajuste dos vídeos e assim que estiverem prontos publicaremos no Channel 9 e atualizarei este post com os links.
Fique ligado! Logo teremos a edição 3 do Azure Afternoons.
Forte abraço.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS