Este post faz uma breve pausa na série que estou escrevendo sobre jQuery, mas é por um bom motivo: falar sobre WebMatrix. Se você ainda não conhece jQuery, uma boa alternativa para começar a aprender é seguir a série, que encontra-se disponível na íntegra aqui.
No post de hoje, falaremos um pouco sobre configurações de aplicações criadas com WebMatrix (com uma versão visual do NuGet) para suportar a adição/remoção de componentes disponibilizados no repositório remoto oficial do WebMatrix. Vamos lá?!
Algumas palavras sobre NuGet
Se você está visualizando o termo NuGet pela primeira vez, com certeza este post não é o mais indicado para que possa aprender sobre a ferramenta. Já escrevi duas vezes sobre o assunto aqui no site, como pode ser constatado aqui e aqui. Fiz também, recentemente, uma palestra para o MVC Summit 2011 sobre o assunto e você pode encontrar a apresentação utilizada na palestra clicando aqui. Os conteúdos citados trazem maiores informações sobre o NuGet e formas de utilização com aplicações ASP.NET MVC.
Em poucas palavras, podemos resumir o NuGet como uma ferramenta para o gerenciamento de dependências de aplicações de terceiros de modo que estas sejam incorporadas/removidas dos projetos sem impactos negativos sobre os mesmos. O NuGet foi lançado oficialmente com o ASP.NET MVC 3 e é disponibilizado principalmente como uma extension do Visual Studio 2010 (*.vsix).
Relação entre NuGet e WebMatrix
O WebMatrix tem como palavra chave “simplicidade”. Sim, tudo dentro do WebMatrix deve ser simples, esta é a razão da ferramenta existir. Neste contexto, não faria sentido disponibilizar o gerenciamento de extensões na ferramenta que demandasse qualquer tipo de conhecimento adicional (intrínseco a profissionais com maiores experiências) como é o exemplo do PowerShell (você pode encontrar maiores informações sobre PowerShell na excelente série de artigos do Elemar Junior (@elemarjr) em seu blog).
O WebMatrix traz uma versão simplificada do NuGet. Seu objetivo? Encapsular o trabalho/complexidade e disponibilizando uma interface amigável no processo de adição de helpers, componentes de terceiros e demais recursos. O que faremos a seguir é configurar o ambiente de projeto para utilização da ferramenta.
Criando e configurando o ambiente WebMatrix
Se você não possui o WebMatrix instalado, você pode baixá-lo e instalá-lo gratuitamente clicando aqui (via Web Platform Installer). Com a ferramenta devidamente instalada e, em execução, crie um novo projeto do tipo “Site From Template > Starter Site“. A Figura 1 retrata este processo.
Figura 1: Criando uma nova aplicação do tipo “Starter Site“
Ao criar a aplicação, você verá o ambiente de trabalho do WebMatrix. Neste ponto devo chamar sua atenção para o a opção circundada em vermelho na Figura 2. A opção é “ASP.NET Web Pages Administration“. Como o próprio nome sugere, ao selecionarmos esta opção, seremos levados a um ambiente de configuração de nossa aplicação (exatamente o que estamos procurando neste post correto?).
Figura 2: Selecionando a opção de configuração da aplicação
Ao clicar sobre a opção selecionada, você será levado à uma tela semelhante aquela apresentada pela Figura 3. Aqui você deverá informar uma senha (de administrador) para gerenciar os recursos disponíveis na ferramenta.
Figura 3: Informando senha de administrador
Ao fornecer o password e pressionar “Create Account“, você deverá visualizar uma tela semelhante aquela apresentada pela Figura 4. O texto faz uma breve descrição do estado em que o processo de autenticação se encontra e informa os passos a serem seguidos para finalizá-lo e ter acesso aos recursos da ferramenta.
Figura 4: Descrição do processo de autenticação para utilização da ferramenta
A etapa a ser superada para conclusão do processo de autenticação é:
- Ir até a pasta “App_Data/Admin” disponível na estrutura de diretórios do projeto;
- Localizar o arquivo “_Password.config” e remover o caracter “underline” de seu nome;
- Em seguida, “chamar” a URI: http://localhost:sua_porta/_Admin/?ReturnUrl=%7e%2f_Admin%2fpackages%3fview%3dOnline ou então voltar a tela anterior com a descrição do processo de autenticação e clicar sobre a opção “Click here“;
- Na tela que se abre, forneça novamente a senha informada no passo anterior e clicar em “login“;
Se tudo correu conforme o esperado, você deverá estar visualizando uma página semelhante aquela apresentada pela Figura 5.
Figura 5: Lista de pacotes disponibilizadas pela ferramenta visual do NuGet
Como é possível notar, a ferramenta é extremamente simples. Basta buscar o(s) recurso(s) disponível(is) e clicar sobre o botão “Install“. Ao finalizar a instalação, o componente já se encontrará disponível para utilização em seu projeto.
Bom pessoal, por hoje é isso. Este post está mais no formato de dica rápida do que de artigo, de qualquer forma, é sempre interessante apresentar aos desenvolvedores mecanismos que agilizem o processo de construção de aplicações e, o WebMatrix disponibiliza alguns destes recursos de forma bem interessante.
Por favor, deixe seu feedback sobre este post. É rápido e é a única maneira que possuímos de saber se o que estamos escrevendo está ou não fomentando a busca pelo aprofundamento dos conhecimentos em determinada tecnologia.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS