Nos últimos dias tenho recebido alguns e-mails de pessoas com o desejo de saber qual o procedimento correto para se trabalhar com PHP no WebMatrix já que, por padrão, este recurso vem desabilitado. Assim, este rápido post (que é na verdade mais uma dica) apresentará o processo de instalação e habilitação deste recurso utilizando o gerenciador do IIS Express disponibilizado pelo WebMatrix.
Instalando e Habilitando PHP no WebMatrix
Conforme mencionado anteriormente, por padrão, o WebMatrix não traz consigo a instalação do PHP, entretanto, como você já deve saber, o suporte do WebMatrix à tecnologia é nativo, assim, por inércia, o processo de instalação e habilitação do recurso é extremamente simplificado e direto. Vamos a ele!
Com o WebMatrix em execução, selecione a opção “Site” na guia inferior esquerda do ambiente de trabalho. A seguir, na barra esquerda (na parte superior), selecione a opção “Settings“. A Figura 1 apresenta o painel de administração onde realizaremos o processo de instalação do PHP.
Figura 1: Painel gerenciador de ocorrências do IIS Express
Nesta tela, chamo a atenção para a opção “PHP Settings“, no centro da tela. Se você já possuir o PHP instalado, esta opção deverá estar selecionada com as informações da versão instalada logo abaixo, conforme apresenta a Figura 2.
Figura 2: PHP já instalado
Caso não possua o PHP instalado (se você está acompanhando este post é porque este deve ser o seu caso), basta selecionar a opção “Enable PHP“. Ao executar esta ação, uma nova janela é apresentada e deve ser semelhante aquela apresentada pela Figura 3.
Figura 3: Opções de instalação do PHP
A Figura 3 apresenta a janela com a opção de seleção entre as versões do PHP disponíveis para o WebMatrix. Atualmente estão disponíveis duas versãoes: 5.2 e 5.3. Selecionaremos a segunda opção apresentada, isto é, “PHP 5.3 (Requires Installation)“. Ao selecionar esta opção, o WebMatrix seguirá com o processo de instalação e uma nova janela será exibida, conforme apresenta a Figura 4.
Figura 4: Informações sobre a versão a ser instalada
A Figura 4 apresenta a janela exibida após a conclusão da etapa anterior. Nesta janela é apresentada uma descrição da tecnologia que será instalada, apenas para fins de contextualização. Após efetuar a leitura, clicar em “Next“. Uma nova janela deverá ser exibida e deverá ser semelhante aquela apresentada pela Figura 5.
Figura 5: Aceitação dos contratos de licença
A próxima etapa consiste na aceitação dos termos de licença para os ítens a serem “baixados” e instalados. É importante observar que, para que o PHP funcione corretamente no IIS Express alguns pré-requisitos são necessários, mas a boa notícia é: você não precisa se preocupar com isso. Isso se deve ao fato de que o WebMatrix possui nativamente um gerenciador de dependências que verifica os requisitos de software necessários para que os recursos funcionem corratemente em seu ambiente, assim, nesta tela, basta aceitar os termos de licença clicando em “I Accept“. Ao impor esta ação, uma nova janela deverá ser exibida, conforme ilustra a Figura 6.
Figura 6: Início do processo de instalação
A tela seguinte é a de instalação dos ítens selecionados anteriormente. O que o WebMatrix fará é:
- Realizar o dowload de cada um dos ítens selecionados na página anterior;
- Instalar cada um dos elementos baixados;
- Configurar o ambiente do IIS Express e do WebMatrix para o correto funcionamento da tecnologia;
Pronto, se tudo correu conforme o esperado, a tela seguinte deverá ser a de notificação de sucesso na operação de instalação do PHP em seu computador.
Testando se o PHP foi instalado corretamente
Após reiniciar seu WebMatrix (recomendo que isso seja feito), crie um novo projeto do tipo “Site from Template“, conforme apresenta a Figura 7 e, em seguida, selecione a opção “Empty Site“, conforme ilustra a Figura 8.
Figura 7: Criando um projeto do tipo “Site from Template“
Figura 8: Criando um projeto do tipo “Empty Site“
No ambiente de trabalho do WebMatrix, alterne para a guia “Files” e adicione um novo arquivo do tipo PHP e o nomeie como achar conveniente. A Figura 9 apresenta este processo de adição de um novo arquivo PHP ao projeto.
Figura 9: Adicionando um arquivo PHP ao projeto
A seguir, o que faremos é exibir algumas informações simples de data utilizando algumas funções do PHP. O código utilizado pode ser visualizado na Listagem 1.
[html]
<html lang=”en”>
<head>
<meta charset=”utf-8″ />
<title>Testando a instalação do PHP</title>
</head>
<body>
<h1>Teste de instalação do PHP no WebMatrix</h1>
<?php
echo “Olá, seja bem vindonn”;
echo “Hoje é “. date(‘l dS of F Y h:i:s A’);
?>
</body>
</html>
[/html]
Listagem 1: Testando a instalação do PHP
O código apresentado pela Listagem 1 é extremamente simplificado, entretanto, é suficiente para que possamos testar se o PHP está funcionando corretamente em nosso ambiente WebMatrix. Vale observar que na linha 10 exibo a mensagem de boas vindas utilizando um comando de saída de tela do PHP e na linha 11, exibo a data e hora completa do sistema através da função date. A Figura 10 apresenta o exemplo da Listagem 1 em execução.
Figura 10: Testando a instalação do PHP
Bom pessoal, por hoje é só. Espero que este tutorial possa ter tirado suas dúvidas em relação a instalação/habilitação do PHP no ambiente de trabalho do WebMatrix. Se você quiser maiores informações sobre WebMatrix, não se esqueça de visitar o Centro de Treinamento da ferramenta no MSDN Brasil: http://msdn.microsoft.com/pt-br/hh148154.
Não se esqueça de deixar seus comentários como feedback.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS