Entre os dias 19 e 20 de Janeiro de 2016 foi realizada a etapa do Brasil do Microsoft Cloud Road Show. O evento é global e organizado pela Microsoft Corp. Por isso mesmo, pudemos contar com as presenças de vários especialistas de produtos que atuam na sede da Microsoft em Readmond e que são responsáveis por várias das features de produtos que utilizamos em nosso dia-a-dia, além de alguns especialistas da Microsoft Brasil (tive a honra de estar entre eles).
Infraestrutura
O evento foi realizado nas dependências do Sheraton WTC. Se você já teve a oportunidade de passar pela área a qual me refiro, sabe da mega infraestrutura que ela oferece e portanto, sob esta primeira ótica, o evento foi fantástico. Salas confortáveis e espaçosas, infraestrutura de multimídia (projetores, áudio, etc.) impecável, internet rápida para os palestrantes e livre para todos os participantes, ótimos coffee-breaks, enfim, tudo muito bem executado.
A organização do evento também é um ponto a ser positivamente avaliado. Este foi um dos raros eventos onde as palestras não atrasaram, acredite. Um verdadeiro batalhão de pessoas super simpáticas estavam sempre a disposição para todo tipo de ajuda, incluindo aquela de garantir que os participantes mais perdidos pudessem encontrar as salas corretas para suas palestras desejadas.
Outro aspecto importante a ser observado e que mostra o cuidado com que tudo foi feito foi a disponibilização do recurso de tradução simultânea (do inglês para o português brasileiro). Como a maioria esmagadora das sessões foi executada por palestrantes estrangeiros, um recurso como esse é fundamental para que os objetivos do evento possam ser alcançados, tanto do lado da Microsoft (organizadora) quanto para os participantes.
Todo o processo de inscrições e definição de trilhas foi feito online. Em eventos grandes (como foi o Cloud Road Show) que possuem várias palestras simultâneas, etc., é inegável que este modelo facilita (e muito) a organização e distribuição do tempo. Isso garante um maior aproveitamento do evento.
Sessões
Como o próprio nome sugere o evento manteve seu foco nas soluções entregues pelo Microsoft Azure e aquelas associadas a ele. Tanto IT Pros quanto Developers foram atendidos através de uma ampla gama de sessões. Alguns dias antes do evento escrevi um post dando destaque a algumas palestras da área de desenvolvimento (veja o link a seguir).
Nesta edição tive a oportunidade de entregar duas sessões, ambas falando sobre ASP.NET 5 ASP.NET Core 1.0 e qual a visão da Microsoft para esta nova tecnologia. É sempre muito bacana falar sobre desenvolvimento web com uma galera de alto nível e pelo que pude perceber, o público do Cloud Road Show estava repleto dessas pessoas. Cerca de 2 mil pessoas circularam pelo evento nos dois dias.
Após a conclusão de minhas sessões, tive sempre a oportunidade de bater um papo com arquitetos de diversas empresas do Brasil todo. Algunas querendo saber mais detalhes sobre o novo ASP.NET, outros que já utilizam em produção desde os primeiros betas (jovens corajosos) e queriam compartilhar suas experiências, enfim, foi muito bacana.
Outra forte tendendência dos eventos técnicos de TI esteve presente no Cloud Road Show Brasil; me refiro ao “Ask the Experts”. Boa comida, boa bebida e o principal, excelentes discussões técnicas acontecendo. Espero que este formato seja mantido em eventos futuros.
Networking + Comunidade
Outro aspecto muito legal dos eventos é o famoso networking. É impressionante como eventos como o Cloud Road Show aproximam pessoas. É super comum encontrar casos onde pessoas que se conhecem apenas pelas redes sociais acabam, em eventos dessa natureza, se aproximando bastante. De forma geral, além de novas amizades, frequentemente surgem também novas oportunidades de negócios, parcerias entre empresas, enfim.
Neste mesmo guarda chuva podemos colocar a participação da comunidade Microsoft no evento. Encontrei diversos MVP’s, MSP’s e MTAC’s pelas salas de palestras e corredores. Além disso, foi muito legal poder conversar com alguns membros de comunidades não-Microsoft (sim, tinham alguns por lá) e ouvir deles diferentes feedbacks sobre esse novo momento da Microsoft.
Além disso tivemos a comunidade participando ativamente do evento. Por exemplo, o MVP Giovanni Bassi apresentou uma palestra super interessante sobre C# 6, as mudanças na plataforma .NET e sobre a nova plataforma que compilação da framework – Roslyn.
Resumindo…
Foi um baita evento. Daqueles que deixam um gosto de “quero mais”.
A seguir disponibilizo o deck que utilizei em minhas duas sessões e algumas imagens do evento.
Álbum de fotos (via Facebook)
Deck utilizado na apresentação
Um forte abraço a todos.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS