Nos dias 25 e 26 de Setembro de 2015 aconteceu a edição 2015 do Microsoft Insights (anteriormente o evento era conhecido como TechEd Brasil). O nome “Insights” chega como substituição ao nome anterior não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Você pode saber mais sobre o Insights seguindo este link.
Tive a felicidade de participar do evento pela terceira vez e neste post irei compartilhar com vocês minhas impressões como um todo sobre o mesmo e também, de forma mais específica, como foi minha participação no mesmo.
Infraestrutura
A infraestrutura do evento sempre foi um ponto de destaque. Nas edições que participei sempre fui positivamente impactado por este aspecto mas, em 2015, a Microsoft se superou.
O evento foi realizado na cidade de São Paulo, mais especificamente, em quatro amplos salões nas dependências do Transamerica Expo Center, próximo a Marginal Pinheiros.
Quando digo “amplos salões” é porque são amplos no sentido literal. Para se ter uma ideia, o primeiro foi dedicado exclusivamente a feira, onde foram posicionados os stands das empresas parceiras. Aliás, várias empresas de grande porte estavam presentes (veja a relação completa de todas elas aqui) mas, as presenças que mais me chamaram a atenção por razões óbvias, foram as da Canonical (Ubunto) e Suse. Sim, Linux apoiando o Insights, um evento Microsoft. Sensacional!
No segundo salão (ainda maior que o primeiro) foram implementadas as áreas de alimentação (a maior e mais bem organizada dentre todas as edições que tive a oportunidade de participar) e banheiros. Tinha muita gente no evento e não percebi nenhum stress relacionado a isso. Haviam dezenas de garçons, todos muito bem educados e treinados. Comida muito boa (saborosa) e em grande quantidade. Show de bola!
Anexo ao segundo salão estava um terceiro, direcionado para as salas de palestras e palestrantes. Novamente, espaço amplo e com banheiros próximos, o que facilitou o trânsito dos participantes entre as diferentes salas e sessões. As salas possuíam excelente infraestrutura com equipe técnica de áudio e vídeo a disposição para auxiliar os palestrantes e, além disso, equipamentos de excelente qualidade a disposição.
A infraestrutura do keynote (realizado em uma área especial no quarto salão, anexo ao primeiro) foi de “cair o queixo”. O maior telão que tive oportunidade de ver ao vivo foi o utilizado no Insights de 2015. Inesquecível mesmo. Veja a Figura 1 a seguir.
Figura 1. Visão do palco principal do Microsoft Insights 2015 com telão de 60 metros
Além disso, destaco os excelentes trabalhos feitos pelas equipes de áudio, vídeo e iluminação. Tudo impecável! Para quem conhece um pouco a complexidade de se fazer coisas desse tipo (mexi um pouquinho com isso a long ago), foi algo incrível.
Além disso, tudo funcionou. Ar-condicionado, equipe de suporte com traslados, limpeza, internet para os palestrantes e salas de palestras, projetores, enfim, tudo certo!
Keynotes
A programação do evento foi bem bacana na minha opinião. Temas atuais, alinhados com as necessidades do mercado e com as prioridades da Microsoft. É claro que este é um ponto de vista que pode variar de acordo com a expectativa que cada um nutre em relação a mesma.
Keynote – Manhã
O primeiro keynote (período da manhã) em minha modesta opinião, foi sensacional. Parecia que estávamos em um evento americano, tamanha foi a qualidade.
Gostei muito da abertura feita pela recém empossada presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia. Ela foi feliz nas colocações e conseguiu transmitir veracidade a tudo o que dizia. No período em que estive na Microsoft, tive a oportunidade de trabalhar no time que ela comandava e posso atestar de sua competência na condução dos negócios e decisões. Acredito que a Microsoft Brasil tem muito a ganhar em sua gestão.
Figura 2. Paula Bellizia no palco da sessão geral do Microsoft Insights
Na sequência, a convite da presidente, subiu ao palco o genial maestro e pianista mundialmente conhecido, João Carlos Martins. Que momento! O maestro foi entrevistado pela Paula Bellizia e todos os presentes puderam saber um pouco mais sobre sua impressionante trajetória de vida. Emoção e encorajamento foram os sentimentos experimentados por todos ali. Ao final do keynote da manhã, o maestro voltou ao palco para interpretar uma belíssima canção.
Figura 3. Maestro João Carlos Martins sendo entrevistado na sessão geral do Microsoft Insights
O keynote seguiu com uma excepcional palestra apresentada pelo jornalista Gilberto Dimeinstein. Gilberto falou sobre como o mundo precisa de ajuda e sobre como a tecnologia pode ser um importante elemento para alavancar as mudanças necessárias. Apresentou, dentre muitas iniciativas, o projeto Catraca Livre e números sobre o portal que realmente impressionam. Foi outro momento incrível na sessão geral.
Figura 4. Gilberto Dimenstein no palco do Microsoft Insights
O keynote seguiu com uma palestra muito enriquecedora do diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil, Richard Damaceno. Richard apresentou as três principais ambições da Microsoft e apresentou alguns casos de sucesso em que, graças a ajuda das tecnologias da Microsoft, resultados inimagináveis puderam ser alcançados. Resultados estes que ajudaram a melhorar processos e mudar as vidas de muitos (exemplo do portal Dieta e Saúde).
Figura 5. Richard Damaceno em sua apresentação na sessão geral
O evento seguiu com uma palestra diferente do tradicional e muito bacana com o cientista chefe do Microsoft Research – Rico Malvar. Rico apresentou o futuro das tecnologias da Microsoft. Contou um pouco do processo de desenvolvimento do Kinect (equipamento que permite aos usuários de XBox jogar apenas com o movimento do corpo), falou bastante sobre visão computacional, aprendizado de máquina e algumas coisas nas quais a Microsoft está trabalhando e que, em algum tempo, estará disponível no mercado. Foi bem interessante.
Figura 6. Rico Malvar iniciando sua apresentação no Microsoft Insights
Na parte da tarde tivemos outra sessão geral. Desta vez, as palestras foram mais técnicas e apresentaram visões sobre novos produtos e serviços. Danilo Bordini, gerente de evangelismo na Microsoft Brasil conduziu os trabalhos desta vez.
Keynote – Tarde
Na sessão geral da tarde, a maioria do tempo foi dedicada a apresentação do VCP de Microsoft Azure da Microsoft Corp., Jason Zender. Jason apresentou a visão da Microsoft para o mercado de nuvem, como a Microsoft pretende se diferenciar de seus concorrentes com sua plataforma e cloud e apresentou, com a ajuda de alguns evangelistas americanos, demonstrações importantes sobre DevOps, IoT, gerenciamento de Datacenters, etc.
Na sequência foi a vez do time de especialistas técnicos da Microsoft Brasil (Osvaldo Daibert e Fabio Hara) apresentar algumas demonstrações como Windows Hello! (disponível no Windows 10), integração entre Cortana e tecnologias de machine learning e mais. O time de Office também apresentou algumas das novidades da versão 2016 da plataforma de produtividade da Microsoft.
Figura 7. Danilo Bordini no palco do Microsoft Insights 2015
Um dos momentos mais emblemáticos da sessão geral da tarde foi o tempo dedicado as iniciativas open source. Foi muito bacana poder ver isso acontecendo na prática – no maior evento da Microsoft no Brasil, um momento dedicado a participação de outras comunidades, como a de Java. Quem representou a comunidade open source lá foi o “Javaman” Bruno Souza (@brjavaman), líder da comunidade “Sou Java” e um dos mais conhecidos rostos do open source no Brasil.
Palestras
A grade de palestras (disponível para consultas aqui) do Microsoft Insights foi bem otimizada em minha opinião. Em um evento de apenas dois dias em que é preciso encaixar tantos assuntos diferentes, achei que a relação assuntos x áreas foi bem construída. No total, foram 85 palestras. 39 palestras sobre desenvolvimento e 46 para IT Pros.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre todos os principais temas do universo Microsoft mas não apenas isso, puderam ver muitos assuntos relacionados ao universo open source. Particularmente, achei os temas relevantes e na sua grande maioria, os palestrantes extremamente capacitados para entrega-los. Alguns dos temas de desenvolvimento (claro que vou puxar a sardinha para os devs aqui) abordados foram:
- Computação em nuvem com Microsoft Azure (PaaS e SaaS)
- Azure Machine Learning
- Microsoft Azure API’s
- Desenvolvimento de aplicativos com Xamarin
- Desenvolvimento de aplicativos com Cordova
- ASP.NET 5 e MVC 6
- Business Intelligence
- Office 365 development
- Java no Microsoft Azure
- Microsoft SQL Server
- DevOps
- BigData
- C#
- IoT
- Edge
- Visual Studio 2015
- Application Insights
- Universal Apps
- Cortana e Bing (integração)
- Dentre outros
Isso sem contar os temas voltados para os IT Pros. Pelo que pude conversar com vários amigos que encontrei no evento, os temas agradaram e as entregas também estiveram a contento. É claro que alguém pode (e possivelmente irá) discordar mas é aí mesmo que está a beleza das coisas, não?!
Minha participação
Pela terceira vez consecutiva tive a honra de ter uma palestra aceita e portanto, de ser um dos palestrantes do evento. Junto com o André Baltieri, tive a oportunidade de entregar um dos temas que mais tem despertado o interesse e curiosidade dos desenvolvedores web que gostam de .NET no momento: ASP.NET 5 e MVC 6.
O resultado não poderia ser diferente. Sala lotada (lotada a ponto de ter lista de espera :-O), muitas dúvidas levantadas e sanadas e claro, muitas discussões em torno do tema no “Ask the experts” (área dedicada a um plantão de dúvidas onde palestrantes e participantes conversam sobre os temas das palestras).
Figura 8. Eu e o Baltieri no final de nossa sessão no Microsoft Insights 2015
Figura 9. No palco do Microsoft Insights
Dentre as demonstrações práticas que fizemos em nossa palestra, apresentamos o modelo de trabalho no ASP.NET 5 no Visual Studio 2015 e as mudanças estruturais do projeto, apresentamos o modelo de desenvolvimento no MacOS utilizando Visual Studio Code e por fim, mostramos o ASP.NET 5 com EF 7 in Memory com Visual Studio no Ubuntu. A seguir você poderá ter acesso ao PPTX e aos fontes das demos que apresentamos.
Palestrar no TechEd é algo sempre especial e sempre me sinto muito bem fazendo isso. Espero poder estar neste seleto grupo de profissionais também no próximo ano.
Networking
Este é outro ponto de destaque do evento. É impressionante a quantidade e a qualidade do networking que se faz no TechEd. Tudo é feito de uma forma que estimula os participantes a interagirem entre si, com os palestrantes e com o time da Microsoft. As refeições, o coffee break, o Ask the experts, a distribuição dos stands, enfim, tudo é feito para que os profissionais possam trocar figurinhas e porque não, até gerar novos negócios.
Particularmente, esta é uma das minhas partes preferidas em eventos como esse. Rever amigos, conversar sobre os assuntos mais variados (não necessariamente sobre tecnologia), etc., é realmente uma oportunidade ímpar da qual não abro mão.
Algumas fotos
A seguir disponibilizou algumas imagens do evento (todas registradas por celular, portanto, não liguem muito pra qualidade 🙂 ).
Deck e demos da palestra
Segue o deck que apresentamos no evento e o link para download das demos.
É isso! O evento foi muito bacana. Gostaria de parabenizar de público a equipe organizadora. Quem já organizou algum evento sabe do trabalho que dá, por menor que seja. Imaginem então algo da magnitude do TechEd. Foi incrível.
Até 2016.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS