Há aproximadamente dois anos decidi participar de forma ativa da comunidade .NET. Após alguns bate-papos com Thiago Zavaschi (@zavaschi), Djonatas Tenfen (@djonatastenfen), Fernanda Sallai (@fernandasallai) e o grande Márcio Althmann (@marcioalthmann) sobre as formas com as quais eu poderia ajudar de forma agregadora esta comunidade, decidi criar este blog que agora você pode ler este post. Registrei o domínio fabriciosanchez.com.br//, instalei então uma instância de wordpress e comecei então a enviar pequenos posts ensinando a realizar algumas operações básicas com webstandards, ASP.NET, .NET 3.5, Visual Studio, etc.
Por algum motivo (que até hoje desconheço), este blog cresceu em número de acessos e em quantidade de comentários em seus posts. Este fato evidentemente animou este que vos escreve a gerar ainda mais conteúdo, o que gerou mais acessos e mais comentários, etc.
Neste processo conheci pessoas incríveis que, munidas de uma vontade incrível de ajudar profissionais de forma geral dentro da plataforma .NET sem estarem preocupadas com qualquer tipo de reconhecimento, me incentivaram a nunca desistir de participar de forma ativa deste famoso ambiente. Espero não ser injusto (se eu esquecer de alguém, por favor, perdoem este pobre ser) e gostaria de citar essas pessoas que foram fundamentais neste processo de crescimento dentro da comunidade (além das já citadas no primeiro parágrafo que foram mais que fundamentais): Elemar Júnior (@elemarjr), Evilázaro (@evilazaro), Fernando Martin (@fernandomartin), Fabio Hara (@fabiohara), Vinícius Quaiato (@vquaiato), Milton Filho (@miltonfilho), Rodolfo Marques (@rodo_), Alliston Carlos (@allistoncarlos), Sara Barbosa (@sarabarbosa), Alexandre Tarifa (@alexandretarifa), Emerson Facunte (@facunte) e Aline Britto (@alinefbritto).
Depois do contato com essas pessoas, novas possibilidades para contribuição surgiram. Algumas delas:
- Gravação de podcasts
- Criação de uma nova comunidade focada em desenvolvimento de aplicações (.NET Interior)
- Webcasts para o MSDN Brasil
- Palestras em eventos da comunidade
- Palestra no TechEd Brasil
- Dentre outras
Porque toda essa história?
Hoje, dois anos e meio depois, tive a grata surpresa e enorme honra de ser nomeado Most Valuable Professional (MVP) pela Microsoft na competência ASP.NET.
Isso representa muita coisa, sendo que as principais são: referência profissional em sua competência e um vetor que passa a informação adiante. Receber tal título de uma empresa da importância da Microsoft é algo que enobrece o caminho profissional de qualquer pessoa. Assim, neste momento, finalizando este post, gostaria de agradecer. Agradecer a todos os mencionados e aqueles que, de uma forma ou de outra, estiveram no meu caminho durante estes anos.
O título não significa diminuição das contribuições, ao contrário, aumenta a responsabilidade em relação aos conteúdos gerados e as formas como os mesmos são disponibilizados. Tenham uma certeza: 2012 será um ano de contribuições ainda mais frequêntes de minha parte!
Feliz 2012 a todos!
Pingback: Anúncio: Recebi o MVP Award pelo segundo ano consecutivo – Fabrício Sanchez
Pingback: Retrospectiva 2012 – Fabrício Sanchez