Em 2016 estou acumulando 16 anos de carreira. Destes dezesseis anos, pelo menos 10 deles tem forte envolvimento com comunidades técnicas. Iniciei minha carreira aprendendo Pascal e depois, desenvolvendo pequenas soluções em Delphi e VB. Durante minha graduação em Ciência da Computação fui apresentado ao C/C++ e ao Java. Foi exatamente durante este período que, sem saber exatamente o que era ou como funcionava, fui inserido pela primeira vez no contexto de uma comunidade técnica.
As comunidades só me trouxeram coisas boas: me desenvolvi como profissional, fiz contatos profissionais que me renderam muitos frutos positivos, fiz amigos que trago comigo até os dias de hoje e mais, tive a oportunidade de receber honrarias como esta que a Microsoft fornece a um grupo super restrito de profissionais: os MVPs.Você pode saber mais sobre o programa MVP seguindo este link.
Como muitos sabem, o programa MVP é baseado em ciclos. Após ser nomeado pela primeira vez, se quiser se manter como um MVP ativo, o profissional deve manter ou elevar o número e a qualidade das contribuições que ele realiza. Quando isso, por uma razão ou outra não ocorre, ao chegar seu ciclo de avaliação, o MVP deve então sair do programa formal (com todos os seus benefícios), entretanto, ele nunca deixa de ser um MVP. O ponto aqui é: ao sair do programa, até hoje, o MVP meio que perdia o contato com a Microsoft. Mas hoje isso muda completamente.
O post de hoje não é técnico mas é igualmente importante, especialmente para aqueles que, assim como eu, foram MVP um dia e que, por um motivo ou outro, deixaram de fazer parte deste seleto grupo. Digo isso porque a Microsoft anunciou hoje um novo programa formal de comunidades: o MVP Reconnect.
Sobre o programa
Como o próprio nome sugere, este novo programa irá reconectar profissionais que em algum momento foram Microsoft MVP. É como dizem no programa: “Uma vez MVP, sempre MVP” e o Reconnect é a materialização desta máxima. Você pode ler o post oficial de anúncio do programa realizado pelo Steve Guggs, aqui.
Como se trata de um programa formal de comunidades (assim como o programa MVP, MSP, etc.), o Reconnect oferecerá alguns benefícios exclusivos para aqueles que derem o “Join” no mesmo. Apenas para citar alguns: kit com medalha de agradecimento (ver Figura 1), acesso a uma área exclusiva para troca de ideias e claro, a continuidade do contato direto com o time de comunidades da Microsoft World Wide (isso pode ser positivo para acelerar uma volta ao programa MVP).
Figura 1. Visão da medalha de agradecimento que vem com o kit de boas vindas
Outro aspecto importante sobre o programa é que, profissionais que há muito já se desligaram do trabalho voluntário (modelo proposto pelas comunidades) e que gostariam de voltar a colaborar, podem ser novamente inseridos em um contexto de um programa formal (gerenciado pela Microsoft).
Está claro também que, muito embora seja um programa formal e “gerenciado” pela Microsoft, o MVP Reconnect tem uma natureza distinta do programa MVP. Aqui não existirá NDA e quem definirá as diretrizes do mesmo serão os próprios membros da comunidade. Existe um “Advisory Board” que é formado pelos próprios membros da comunidade. Legal, não?! Estou bem empolgado com as possibilidades aqui.
Como participar
Existem basicamente dois critérios para participar do Reconnect:
- Ter sido Microsoft MVP por pelo menos um ciclo
- Nunca ter tido qualquer problema com NDA no período em que esteve no programa
Se você atende aos dois requisitos acima, está elegível a participar do programa. Para isso, basta acessar este site, clicar na aba “Join“, preencher os dados lá solicitados e na sequência, enviar as informações. Pronto! Dentro de 5 dias úteis a Microsoft enviará uma devolutiva com o e-mail de “Welcome” no programa. Eventualmente alguma informação adicional poderá ser solicitada pelo time da Microsoft no sentido de confirmar a veracidade das informações fornecidas.
Algumas perguntas e respostas
Vestindo a camisa de ex-MVP pensando sobre o novo programa me vieram algumas perguntas a cabeça. Como já conheço as respostas (validei pessoalmente com o pessoal do programa global) acho importante compartilhar aqui.
- Fui MVP no passado, adoraria participar do Reconnect mas hoje trabalho em uma empresa que concorre diretamente com a Microsoft (AWS, Oracle, etc.). Posso participar do programa?
Sim, você pode. Novamente, não existe NDA no programa MVP Reconnect, dessa forma, todas as discussões e interações podem ser compartilhadas por todos. You are more than welcome. - Fui MVP no passado mas de uma tecnologia que hoje não é mais contemplada no programa. Posso participar?
Sim, absolutamente. O programa MVP Reconnect é totalmente agnóstico no quesito tecnologia. Qualquer MVP que passar pelos critérios mínimos de aceitação, seja de que empresa for e de que tecnologia tenha sido, poderá juntar-se aos demais profissionais nesta nova comunidade.
Se você tiver mais alguma dúvida, sinta-se livre para enviá-la pra mim. Atualizarei este post com a(s) resposta(s).
Unpacking do kit
Como FTE tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de construção do programa. Como alguns sabem, estou participando de um processo de shadow aqui na Microsoft Corp. em Redmond justamente no time que gerencia o programa de MVPs e tive a grata oportunidade de participar ativamente de várias atividades relacionadas a construção desse novo programa.
Um dos benefícios de ter participado do programa foi receber uma parte do kit de welcome em primeira mão. Claro, não perdi tempo e fiz um rápido vídeo de unpacking do mesmo. O kit está MUITO bacana. Você não perde por esperar.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS