Entre os dias 02 e 06 de Novembro foi realizada na sede da Microsoft em Readmond, WA, a edição 2015 do Global MVP Summit. Este ano o evento contou com aproximadamente 2.000 MVP’s de todas as partes do mundo.
Tive o prazer de, pelo quarto ano seguido, marcar presença no evento e como sempre, foi uma experiência incrível (experiência essa que gostaria de compartilhar com vocês nos próximos parágrafos 🙂 ).
Havia uma grande expectativa (pelo menos de minha parte) sobre como seria o evento dadas as recentes mudanças anunciadas na estrutura do programa MVP no mês de Setembro/2015. Você pode saber mais sobre as mudanças as quais me refiro seguindo o link abaixo.
Mudanças no programa MVP: http://blogs.msdn.com/b/stevengu/archive/2015/10/07/moving-into-the-next-generation-of-the-microsoft-mvp-award.aspx
Preciso dizer que o impacto das mudanças acabaram por melhorar o evento. O Summit (como os MVPs gostam de chamar) superou minhas expectativas e mostrou que, no geral (dadas algumas exceções, é claro), as mudanças foram benéficas para os MVP’s. Apenas para citar um bom exemplo disso, pude perceber a flexibilidade que os MVPs encontraram para acompanhar assuntos de interesses diversos. É claro, por que um MVP de Azure não pode assistir uma palestra de Roslyn e vice versa? Sabemos que a maioria esmagadora dos MVPs não estudam/falam etc. de apenas um assunto, não é mesmo?
Não sei se compartilho da opinião dos meus colegas brasucas mas, pra mim em termos de estrutura, foi a melhor dentre todas as edições. Apenas para destacar alguns pontos:
- Hotéis de excelente qualidade (isso não foi exclusividade desta edição)
- Transportes mais frequentes, sempre pontuais e com excelente qualidade de atendimento por parte dos profissionais da empresa contratada. Sempre recebendo os MVPs com um sorriso no rosto e extremamente solícitos com todos. Foi ótimo!
- As refeições foram muito boas também. Haviam opções para todos os gostos.
- A maioria das palestras do evento foram realizadas no excelente Conference Center (prédio 33) da Microsoft. A estrutura desse lugar para palestras e eventos do tipo do Summit é incrível. Não há de minha parte qualquer possibilidade de conceito diferente do “excelente” para o local.
- No geral os conteúdos foram muito bons. Só não dá pra dar nota 10 aqui por conta de algumas trilhas que deixaram a desejar. Mas é certo que 90% do evento foi bem deep e com boa visão de futuro em relação as tecnologias e produtos. Eu gostei bastante da maioria das coisas que vi.
- Internet sempre a postos para atender aqueles que precisavam mandar emails, mensagens, fazer conferências (afinal de contas, a vida não parou aqui no Brasil, não é mesmo?), etc.
Além destes pontos, é preciso ressaltar o principal aspecto de um evento como o MVP Summit: a interação com os times de produtos. É muito legal chegar para os caras do ASP.NET, por exemplo, e dizer o que está errado ou que deveria funcionar melhor na framework, além é claro, de novos recursos que poderiam estar disponíveis.
Enfim, o evento acertou em quase tudo e é muito difícil que um evento da magnitude do MVP Summit chegue nesse ponto. Dessa forma, gostaria de parabenizar a Microsoft pela iniciativa e organização (que a cada ano melhora, é importante que se diga) de um evento como esse. Parabenizo publicamente também a MVP Lead do Brasil, Fernanda Saraiva, pela ótima gestão que sempre faz junto aos brasucas durante o evento.
Se estarei lá em 2016 não sei dizer mas, o de 2015 foi muito legal. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. A seguir deixo o link para o album de fotos que criei lá no evento (é preciso ter Facebook pra visualizar).
MVP Summit 2015: https://www.facebook.com/fabriciolopessanchez/media_set?set=a.908894875826861.1073741830.100001190703992&type=3&pnref=story
Forte abraço a todos!
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS