• Artigos
  • Build 2016
  • Busca no site
  • Cart
  • Checkout
  • Conio Soluções em Tecnologia
  • Contact Us
  • Cookie Policy (BR)
  • Currículum
  • Fotos
  • Home
  • Home
  • Índice de séries
  • Insights sobre Azure
  • Livro: ASP.NET MVC
  • Microsoft Virtual Academy
  • Most Valuable Professional
  • My Account
  • Page Fullwidth
  • Page Left Sidebar
  • Page Right Sidebar
  • Page With Featured Image
  • Papo Tech
  • Série – Arda
  • Série – Kubernetes
  • Shop
  • Sobre
    • Certificações
    • Prêmios e Títulos
    • Publicações
    • Resumo
    • Projetos de Pesquisa
    • Atuação Profissional
    • Formação Complementar
    • Formação Acadêmica
  • Todos os posts
  • Typography
  • Virtual Developer Day
  • Web Dev Camp 2012
  • Web Dev Camps 2012
  • Séries
    • ASP.NET 5 (vNext)
    • Série – Diário de uma pequena empresa
    • Série – LESS CSS
    • Série – PDS
    • Série – Windows Azure
    • Série – ASP.NET MVC
    • Série – WebMatrix e Razor
    • Série – Orientação a Objetos
    • Série – HTML 5
    • Série – Arquitetura
    • Série – jQuery
  • Alunos
  • Publicações
  • Vídeos
  • Orientações
  • Congressos
  • Contato
Fabrício Sanchez
  • Sobre
    • Resumo
    • Prêmios e Títulos
    • Certificações
    • Publicações
    • Projetos de Pesquisa
    • Atuação Profissional
    • Complementar
    • Formação Acadêmica
  • Artigos
  • Cloud Casters
  • Contato
  • Séries
    • Série – Kubernetes
    • Série – Arda
    • Série – Insights sobre Azure
    • Série – ASP.NET Core
    • Série – ASP.NET MVC
    • Série – Arquitetura
    • Série – Windows Azure
    • Série – Diário de uma pequena empresa
    • Série – LESS CSS
    • Série – PDS
    • Série – WebMatrix e Razor
    • Série – Orientação a Objetos
    • Série – HTML 5
    • Série – jQuery
  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • LinkedIn

  • RSS

Orientação à Objetos

Orientação a Objetos – Parte 2

Orientação a Objetos – Parte 2
Fabrício Sanchez
17/06/2010

Este é o segundo artigo da série Orientação à Objetos. Se você esta começando a acompanhar os artigos desta série a partir deste, recomendo fortemente a leitura do primeiro artigo, Orientação à Objetos – Parte 1. Se você já leu o primeiro artigo ou possui conhecimentos equivalentes, este artigo é para você.

Neste artigo vamos tratar de um conceito básico da OO (Orientação à Objetos) e, sem o qual a orientação a objetos não existiria – os objetos.

O dicionário Aurélio apresentou as seguintes definições para a palavra objeto: s.m. Tudo o que se oferece à vista, que afeta os sentidos. / Qualquer coisa. / Fig. Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa; intenção, propósito. / Causa, motivo de um sentimento, de uma ação. / Matéria própria: o objeto de uma ação. / Direito. Aquilo sobre o que incide um direito, uma obrigação, um contrato, uma demanda em juízo. / Filosofia. O que é pensado e se opõe ao ser pensante, ou sujeito. / Gramática. Complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. // O objeto amado, a pessoa a quem se ama.

Ao analisarmos todas as definições apresentadas pelo dicionário podemos resumir a definição de um objeto da seguinte forma: Objeto é tudo aquilo do qual podemos extrair características e comportamentos. Se esta é uma definição válida de objetos, podemos então ampliar em grande escala nossas possibilidades pois, praticamente tudo o que existe constitue-se um objeto. Assim, podemos citar como objetos válidos: Uma pessoa, um veículo, uma casa, uma conta bancária, um computador, um celular, dentre outros inúmeros exemplos.

Quando pensamos em objetos, torna-se fácil perceber dois grupos de objetos: Objetos Reais e Objetos Virtuais.Podemos entender como objetos reais todos aqueles que podemos enxergar, tocar. Podemos citar como exemplo de objeto real uma pessoa. Objetos virtuais são aqueles que nós conseguimos entender sua existência, conseguimos visualizar suas características e ações, entrentanto, não conseguimos visualizá-lo fisicamente. Como exemplo de objeto virtual podemos citar uma conta bancária, por exemplo.

Desta forma, a programação orientada à objetos utiliza como base estes objetos (reais ou virtuais) para construir sistemas, sejam eles de baixa ou de alta complexidade, pois, com a modelagem baseada em objetos o processo de construção torna-se mais objetivo e modular.

A Figura 1 ilustra graficamente o conceito de objetos.


Figura 1: A direita temos a construção de vários objetos “casa” a partir de uma planta.
(Imagem retirada de: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/p2/html/oo/usando.htm)

No próximo artigo estaremos abordando falaremos um pouco mais sobre atributos e métodos. Você não deve perder.

Se você gostou ou não deste artigo, por favor, deixe seu comentário abaixo para que eu possa aprimorar os textos que escrevo para fornecer a você cada vez mais um texto de qualidade. Abraço a todos 🙂

Related ItemsObjetosOrientação à Objetos
Comentários (4)

4 Comments

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orientação à Objetos
17/06/2010
Fabrício Sanchez @https://twitter.com/SanchezFabricio

Principal Architect Lead, Education at Google. Ben's dad and Angie's husband. Passionated about tech, pop culture and tennis.

Related ItemsObjetosOrientação à Objetos

Mais em Orientação à Objetos

Orientação a Objetos – Parte 5

Fabrício Sanchez11/09/2010
Ver mais

Generics – Dinamismo no C# – Parte 2

Fabrício Sanchez02/08/2010
Ver mais

Implementando Encapsulamento com Propriedades no C#

Fabrício Sanchez23/07/2010
Ver mais

Entendendo Interfaces com C#

Fabrício Sanchez06/07/2010
Ver mais

Tipos de Dados no .NET – Value Types

Fabrício Sanchez21/06/2010
Ver mais

Orientação a Objetos – Parte 4

Fabrício Sanchez17/06/2010
Ver mais
Fabrício Sanchez

Este site compartilha informações técnicas da área de tecnologia da informação, com foco no desenvolvimento de aplicações e cloud computing.

Feedbacks, críticas e/ou sugestões são muito bem vindas.

ÚLTIMAS POSTAGENS

  • Distribuindo containers com Docker Swarm – Parte 2
    Azure20/05/2018
  • Distribuindo containers com Docker Swarm – Parte 1
    Azure06/05/2018
  • Um novo desafio pessoal e profissional à frente
    Carreira01/03/2018
  • Event Grid como agente de transformação de aplicações de nuvem
    Architecture06/02/2018
  • Construindo um servidor de Minecraft com Docker e Service Fabric no Azure
    Azure27/11/2017

TAGS

azure Destaque Microsoft ASP.NET cloud computing WebMatrix windows azure nuvem cloud importante web ASP.NET MVC C# computação em nuvem evento destaques mvp Razor .NET JQuery Webstandards web dev camp IIS Desenvolvimento PHP docker Design Travel Fashion Rede Host

Copyright © 2010 Fabrício Sanchez. Todos os direitos reservados.

Orientação a Objetos – Parte 1
Orientação a Objetos – Parte 3
Este site utiliza cookies
Para fornecer uma melhor experiência, utilizamos tecnologias baseadas em cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essa tecnologia nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funcionalidades.
Funcionais Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticos
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}