No primeiro artigo da série “Orientação à Objetos” apresentamos, de forma geral, este modelo de desenvolvimento. No segundo artigo, apresentamos o conceito fundamental da orientação à objetos – os objetos. Se você ainda não leu os dois primeiros artigos da série ou não possui os conceitos equivalentes, recomendo fortemente que a leitura seja realizada.
Você pode acessar os dois primeiros artigos da série clicando nos links abaixo:
- Orientação à Objetos: O conceito de Orientação à Objetos
- Orientação à Objetos: O conceito de Objetos
O modelo OO, conforme visto nos artigos anteriores, é baseado na manipulação de entidades conhecidas como objetos. Na definição de objetos vimos que, na prática, se pudermos extrair características de determinado elemento este pode ser considerado um objeto.
A pergunta pertinente aqui é: Quando dizemos características, estamos falando do que?
Este artigo pretende responder a esta pergunta de forma conceitual e prática, apresentando um exemplo do mundo real para o completo entendimento do assunto em questão.
Conceitualmente, um objeto possui “Atributos” e “Métodos”. Assim, subentende-se que as características que mencionamos até agora são na verdade sub-divididas em dois grandes grupos – os atributos e os métodos. Complicou? calma, vamos apresentar um exemplo prático para apresentar esta idéia de forma mais clara.
Para fins didáticos, tomemos como exemplo um cachorro. É isso mesmo, um cachorro. A Figura 1 apresenta o cachorro a ser analisado para a extração das características (métodos e atributos).
Figura 1: Rex, objeto de estudo neste artigo
Ao olharmos demoradamente para o Rex, conseguimos facilmente extrair algumas informações considerávelmente importantes sobre ele. A Tabela 1 apresenta algumas dessas informações que acabei de mencionar.
Tabela 1: Informações extraídas do Rex
A Tabela 1 traz informações importantes, possíveis de serem extraídas pela simples observação da Figura 1. Este processo é conhecido como abstração. Falaremos dele em um artigo futuro desta mesma série. O que precisamos notar nesta tabela é o fato de que para cada característica (coluna da esquerda) possuirmos um valor associado (coluna da direita), portanto, para a característica Nome, temos o valor Rex, para a característica Cor, temos o valor Marron, para a característica Raça temos o valor Vira-lata e finalmente, para a característica Idade, temos o valor Oito meses. Como cada característica possui um valor próprio, podemos então dizer que as informações desta natureza são atributos do objeto Rex. Note, os atributos continuam sendo características de Rex, entrentanto, possuem valores próprios e, por este motivo, são atributos – o primeiro dos dois grupos nos quais se dividem as características.
Se continuarmos nossa observação minusciosa ao Rex, iremos notar que ele está em uma posição de “Pedinte”, digamos assim. Ele está sobre duas patas com a expressão de quem quer alguma coisa do dono. O fato de o Rex estar posicionado desta forma indica uma “Ação” tomada pelo cão, o que nos leva a entender que este cão pode executar ações. A Tabela 2 apresenta uma relação de possíveis ações que o Rex está apto a executar.
Tabela 2: Ações possíveis de serem realizadas pelo Rex
A conclusão que somos levados a considerar é que: se um objeto existe ele possui atributos (ver Tabela 1) e métodos (ver Tabela 2). Os atributos então ficam sendo aquelas características que possuem valores próprios e os métodos as ações que os objetos podem realizar. Assim, quando dizemos que um objeto possui características estamos querendo dizer que ele possui atributos e métodos.
Considerando o exemplo do Rex, poderíamos ter a seguinte descrição do objeto:
Objeto “Rex”:
Atributos: Nome (Rex), Cor (Marron), Raça (Vira-lata), Idade (Oito meses).
Métodos: FicarSobreDuasPatas(), Deitar(), Correr(), Dormir().
Bom pessoal, o objetivo deste artigo foi apresentar os conceitos de atributos e métodos dos objetos. Espero que o objetivo tenha sido alcançado.
Grande abraço a todos e não esqueçam de deixar seus comentários.
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