Entre os dias 28/03 e o1/04 foi realizada a edição 2016 do QCon São Paulo, um dos mais importantes e respeitados eventos para desenvolvedores e arquitetos de software do mundo. O evento foi realizado no complexo World Trade Center (WTC) e contou com a presença de aproximadamente 1000 pessoas/dia. O evento contou também com a parceria de grandes players do mundo da tecnologia. Apenas para citar alguns: Microsoft, AWS, IBM, dentre outros.
Sempre ouvi falar coisas muito positivas sobre o QCon, entretanto, nunca havia participado. Este ano, atendendo a um convite do nobre amigo Elemar Junior (agradeço por isso brother 🙂 ), pude participar pela primeira vez do evento, e o melhor, como palestrante. Entreguei o conteúdo na trilha “.NET, muito além do framework”. Trilha esta que estava com excelentes conteúdos e muito bem organizada pelo Elemar. Apenas para destacar alguns dos palestrantes dessa trilha:
- Ayende Rahien: Ayende é um dos principais commiters do RavenDB e de diversos outros projetos open source. É MVP desde de 2007 e é um dos profissionais .NET mais respeitados do mundo.
- Julie Lerman: palestrante reconhecida internacionalmente por suas entregas (livros, palestras, cursos, etc.) na área de dados e arquitetura de aplicações. Julie também é Microsoft MVP.
- Elemar Junior: Se você é dev .NET e acompanha sites especializados sobre o assunto com certeza já parou em algum momento no blog do Elemar. Um dos melhores profissionais de desenvolvimento que conheço.
- Marcio Althmann: arquiteto super experiente e que hoje atua como arquiteto de frameworks corporativos na Benner Sistemas. Excelente profissional que tenho a honra de chamar de amigo 😉 .
- Dentre tantos outros. Fui inserido no meio destas feras e fiquei muito honrado com isso.
Minha participação
No QCon entreguei um tema um pouco diferente em relação a aqueles que estou costumado a entregar. Ao invés da apresentação de uma tecnologia/plataforma fiz o review de um processo de migração para o Azure no qual atuei recentemente. Me refiro a migração do sistema de Secretaria Escolar Digital (SED), gestor de secretaria e atividades acadêmicas do governo do estado São Paulo.
Durante a apresentação tive a possibilidade de compartilhar todos os principais aspectos levantados durante o processo de migração bem como, sobre o processo de execução das etapas definidas. Destaquei:
- Como chegamos a conclusão do melhor modelo de migração para que o SED pudesse performar bem no Azure.
- Quais aspectos técnicos de ambiente e de aplicação realmente foram decisivos para que pudéssemos optar pelo modelo misto (PaaS + IaaS);
- Quais foram os melhores modelos de alocação de recursos no Azure considerando aspectos como performance, número de usuários simultâneos, etc.
- Como montamos uma arquitetura escalável e resiliente usando assets de PaaS e IaaS.
- Como foi possível migrar 4 TB de dados de um servidor Oracle RAC para SQL Server.
- Quais foram os esforços de engenharia despendidos na aplicação para suportar os recursos PaaS (armazenamento e cache) e quais foram os impactos destas mudanças.
- Quais foram os impactos de performance na aplicação após concluído o processo de migração.
- O impacto causado pelo processo de performance tuning nas queries de banco de dados.
- As otimizações de bancos de dados realizadas e como elas impactaram de maneira direta na performance do sistema como um todo.
Para que eu pudesse fechar o cenário de migração, queria ter a opinião do cliente. Nesse sentido convidei o CIO da Secretaria de Educação (André Costa) para que subisse ao palco comigo para compartilhar com a audiência a experiência dele com o processo de migração e da aplicação rodando no Azure três meses após. O André pontuou os aspectos positivos, os ganhos (especialmente de performance e financeiro) e também os desafios se que se apresentaram e como eles foram contornados. Foi bem legal e os feedbacks foram excelentes. Obrigado André pela parceria.
Figura 1. Eu e o CIO da Secretaria de Educação do Estado de SP, André Costa após a palestra no QCon.
No final deste texto disponibilizo o arquivo Power Point que utilizei durante a palestra para que você possa baixar e estudar.
Estande: Lightning talks e entrevistas
Como já mencionei anteriormente, a Microsoft foi uma das patrocinadoras do evento e portanto tinha um estande lá. Mas dessa vez o estande foi bem diferente. O aspecto que me chamou bastante a atenção neste quesito a grande movimentação no mesmo. Indiscutivelmente o estande da Microsoft foi um dos que mais “bombou”. Atribuo este fato a alguns motivadores: o novo momento da empresa (bem mais aberta e abraçando forte o mundo open source) e também ao dinamismo oferecido no mesmo pelos lightning talks e entrevistas.
Os lightning talks eram realizados durante os intervalos das palestras. O pessoal técnico no estande apresentava sessões curtas (apenas demos, nada de PPT) sobre temas diversos, dentre eles: Azure, Visual Studio Code, Visual Studio, Typescript, Linux, etc. O pessoal se aglomerava mesmo pra ver o que rolava nas apresentações. Foi bem bacana!
Outro aspecto legal (muito legal, eu reforço) foram as entrevistas com alguns palestrantes do evento. Tive o enorme prazer de entrevistar a Julie Lerman (foto ao lado) para o Channel 9. Ela falou sobre sua carreira de mais de 30 anos, sobre suas impressões em relação a este novo momento da Microsoft (abraçando definitivamente o mundo open source) e ainda, sobre suas impressões do evento e do Brasil. Foi bem bacana.
Além da Julie Lerman, outros palestrantes internacionais foram entrevistados em nosso estande. Ayende Rahien, Evelina Gabasova, Thomas Petricek, dentre outros. Todos estes vídeos estarão no Channel 9 Brasil em breve.
Organização do evento
O QCon é um evento de fato muito bem organizado. Salas amplas e confortáveis, boa infraestrutura para os palestrantes e para a audiência como um todo, bons equipamentos, equipe técnica especializada para dar suporte a qualquer tipo de necessidade, realmente muito bacana. Internet de qualidade aberta e disponível pra todos.
Um aspecto que gostaria de ressaltar é o fato de receber a avaliação da palestra minutos depois do encerramento da mesma. Muito legal! Um modelo de avaliação bem interessante (uma pessoa passa pedindo pra avaliar a palestra pegando um papelzinho verde, amarelo ou vermelho e colocando em uma caixa) e eficiente. Gostei muito!
Enfim, o QCon foi uma experiência muito legal. Espero voltar em edições futuras. As fotos do evento podem ser visualizadas na página do QCon no Facebook. Link abaixo.
https://www.facebook.com/qconsp/?fref=ts
Deck utilizado na apresentação
http://qconsp.com/system/files/presentation-slides/levando_uma_aplicacao_com_4_milhoes_de_usuarios_para_a_nuvem_com_azuree_.net_.pdf
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS