Mais um ano, mais um TechEd e como sempre, um evento impressionante. Vamos as considerações.
Em relação a estrutura física…
A modelo de 2010, o local escolhido para abrigar o evento foi o Expo Center Norte, próximo a margina Tietê. A estrtura física é com certeza, uma das únicas em São Paulo capaz de receber um evento de tamanha envergadura. Alguns aspectos positivos do local a serem destacados:
- Amplo espaço: esta é sem dúvida a principal marca do local. Salas espaçosas e corredores amplos permitem a acomodação de um grande número de pessoas no ambiente sem causar qualquer tipo de desconforto.
- Logística privilegiada: a localização do Expo Center Norte é outro aspecto a ser ressaltado. Próximo a uma das principais vias de tráfego em São Paulo (a marginal Tietê), o Expo Center Norte é fácil de ser encontrado por aqueles que não são da cidade. Além disso, no entorno do local existe uma grande quantidade de hotéis (com várias faixas de preços), fornecendo aos visitantes, boas opções de hospedagem. Vale mencionar ainda que, ao lado do Expo Center Norte, existe o Shopping Center Norte, que disponibiliza diversas opções de restaurantes.
- Infraestrutura de Áudio/Video: Se existe um aspecto que apresentou considerável melhora da edição 2010 para a edição 2011 foi a insfraestrutura de áudio e vídeo. Participei de várias palestras e, em todas elas (inclusive a que realizei), tanto áudio quanto vídeo funcionaram em perfeita sincronia (algo raro em eventos desta envergadura).
- Infraestrutura de TI: palestrantes e participantes, mais uma vez, contaram com uma ótima infraestrutura de TI. Este ano pude acompanhar mais de perto o trabalho da equipe de staff do evento e posso atestar, a estrutura (tanto de equipamentos como de pessoas) foi muito bacana. Só não foi nota dez em função de um pequeno contratempo com a internet do evento (15 minutos offline). Levando-se em consideração o acesso simultâneo de aproximadamente mil e quinhentas pessoas ao mesmo tempo, quinze minutos off é irrelevante, certo?
Em relação ao evento…
O evento é sempre algo que impressiona, isso é fato. Basta ver os tweets da comunidade técnica na sessão geral, por exemplo. Abaixo transcrevo alguns deles:
- “Viver o
#Techedbr é algo impagável… Só quem está aqui, vai saber o que estou falando” – Diego Nogare (@DiegoNogare) - “Mais uma da General Session
#Tronlegacy http://twitpic.com/6sawzy” – Alliston Carlos (@allistonCarlos) - “Existe um momento do backstage do
#TechEdBR que é impagável. Muita conversa boa com amigos que tb vão palestrar…” – Rodrigo Kono (@RodrigoKono)
A sessão geral, a propósito, é sempre um show a parte. Este ano o tema foi “Tron Legacy – The Movie” (para o caso de você ser um extra-terrestre e não saber do que se trata, clique aqui).
O esquema geral da sessão geral seguiu como o dos anos anteriores, isto é, abertura com o presidente da Microsoft Brasil (Michel Levy) apresentando os rumos da empresa para os próximos meses/anos e na sequência, os gerentes de produtos apresentando demonstrações das versões futuras das ferramentas/tecnologias da Microsoft.
A sessão geral teve vários pontos altos. A seguir menciono aqueles que entendo terem sido os principais:
- Windows Phone 7: sem dúvida um dos momentos mais aguardados na sessão geral foi aquele relacionado ao Windows Phone 7. Muito embora ainda não tenha sido anunciada a a data oficial de lançamento no Brasil o dispositivo, a demonstração ao público do WP 7.5 (Mango) acabou arrancando suspiros da platéia.
- System Center: a apresentação do novo System Center foi outra atividade a surpreender positivamente a platéia. As demonstrações de algumas das features do produto aguçaram ainda mais o desejo de IT Pros em geral.
- XBOX: o anúncio oficial acerca do XBOX produzido no Brasil já havia sido anunciado oficialmente pela Microsoft durante a semana, mas, quando o assunto é game, todos se atentam. Sem dúvida, um dos pontos altos da sessão geral foi a repetição do anúncio de que o XBOX seria produzido no Brasil e por consequência os preços seriam reduzidos na casa de 40%, facilitando em grande escala o acesso da população em geral ao console. Além disso, foi divulgada a agenda de lançamento de jogos até o final do ano e advinhem, Matanza entre eles.
- Networking: este ítem com certeza, dispensa comentários, pois é uma das principais “coisas” que a comunidade procura no TechEd.
Minha palestra…
Este ano o TechEd teve um sabor especial para mim. Pela primeira vez (espero que a primeira de muitas), fui convidado para realizar uma palestra no evento. Fui convidado para falar sobre REST e SOAP com Razor e WebMatrix em uma das Quick Sessions. Foi um grande privilégio poder fazer parte deste seleto grupo de profissionais de TI.
Conforme prometido, abaixo disponibilizo os links para download tanto da apresentação que realizei como da demonstração:
- Apresentação (PPT): https://fabriciosanchez.com.br//?page_id=244&did=51
- Demonstração: https://fabriciosanchez.com.br//?page_id=244&did=52
- SlideShare: http://www.slideshare.net/fabriciolopessanchez/qs24-rest-e-soap-com-razor-e-webmatrix
Resumindo…
O TechEd 2011, com todas as suas particularidades, mais uma vez mostrou-se um evento excepcional. Palestras de bom nível técnico, network intenso, interação com a equipe da Microsoft, integração entre MVP’s e cumunidade técnica, enfim, por mais um ano é possível afirmar… TechEd 2011 – Um show de evento!
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS