Que o momento é de crise em nosso país você já deve estar cansado de saber. Como consequência, você (como técnico ou gestor da área de tecnologia da empresa na qual trabalha) certamente é cobrado o tempo todo para que os custos com “TI” sejam reduzidos, especialmente porque para boa parte das empresas, TI (ainda) é visto como custo (já que o ROI é mesmo difícil de ser quantificado) e não como benefício.
Ao falar com diversos profissionais e empresas Brasil a fora que possuem/são ou que trabalham/operacionalizam empresas em estágio inicial (como startups, por exemplo), ou até mesmo para o cenário de empresas maiores que precisam reduzir seus custos operacionais sem resultar na perda da qualidade dos serviços prestados aos clientes e também do sistema interno de produção, sou sempre questionado sobre as possibilidades de economia disponíveis na suíte de plataformas e tecnologias da Microsoft. Dessa forma, hoje quero falar um pouquinho sobre algumas possibilidades reais de economia (me refiro a soluções disponíveis) oferecidas pela Microsoft através do Azure Marketplace.
Sobre o Azure Marketplace
Se você é novo em nossa plataforma e talvez nunca tenha ouvido falar dessa terminologia (ou talvez tenha ouvido falar mas nunca se interessou por saber exatamente do que se trata), segue uma rápida descrição.
O Azure Marketplace é, como o próprio nome sugere, um local dentro do portal do Azure (portal.azure.com) onde você pode facilmente (com alguns poucos cliques e informações) provisionar e implantar em seu ambiente operacional soluções terceiras de parceiros da Microsoft.
Basicamente, estamos falando de provisionamento de máquinas virtuais escaláveis e resilientes que já implementam imagens prontas destas soluções terceiras. Ao “subir” a solução, você poderá então realizar uma poderosa integração entre estas ferramentas e aquelas que você já possui rodando em seu ambiente. Legal, não?
Evidentemente que muitas destas soluções disponíveis no Marketplace tem um modelo de licenciamento a parte (posso citar aqui os casos da Barracuda, F5, Oracle, dentre tantas outras). Possuir um modelo de licenciamento a parte significa dizer que, além da tarifação normal que a Microsoft realizará sobre o minuto da máquina ligada, a empresa contratante deverá adquirir a licença de uso da solução. Geralmente, por conta da parceria, estas licenças são consideravelmente menores do que no mercado tradicional, entretanto, elas devem ser adquiridas.
Agora vem a boa notícia (que é onde quero focar neste texto). De igual forma, existe uma ampla gama de soluções open source (gratuitas portanto) também disponíveis no Marketplace do Azure. São soluções amplamente utilizadas no dia a dia das empresas e que não requerem esse modelo de licenciamento extra. Você irá pagar apenas a máquina ligada e nada mais.
A seguir irei apresentar seis dessas soluções. Estas são aquelas mais utilizadas (dentro categoria OSS) pelos clientes do Azure ao redor do mundo e que gostaria de recomendar para sua empresa/instituição caso haja um cenário que as torne interessante.
1. Magento
Começo pela famosa solução de e-commerce “Magento”. Se você tem o costume de comprar em lojas virtuais, com certeza já deve ter passado por alguma loja que é baseada em Magento. É de longe uma das mais robustas soluções OSS para lojas virtuais. Vale reforçar: solução gratuita. Nenhuma licença adicional é requerida para executar esta solução em seu ambiente.
No Azure Marketplace o Magento é entregue pela parceira Bitnami em VM’s com Linux Ubuntu e MySQL. Para mais informações sobre valores de hora de máquina, configurações e modelos de deployment, veja o link abaixo.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/bitnami/magento/
2. MongoDB
O super bem falado MongoDB (sistema de gerenciamento de bancos de dados NoSQL) é outra solução amplamente utilizada no Microsoft Azure através do Marketplace.
Credito o sucesso de uso desta solução no Azure a dois fatores principais: 1) nenhum custo adicional é necessário; 2) Se você já tentou instalar MongoDB no Linux (ambiente operacional onde estes databases melhor performam) sabe que este não é um processo simples. O fato de o Azure entregar uma imagem pronta, já com tudo funcionando de maneira ótima, é outro aspecto que, neste caso, faz bastante diferença.
No Azure Marketplace o MongoDB é entregue pela Bitnami em máquinas virtuais com Linux Ubuntu e pode ser alocado em diferentes regiões do mundo. Para mais informações sobre valores de hora de máquina, configurações e modelos de deployment, veja o link abaixo.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/bitnami/mongodb/
3. Moodle
Instituições de ensino também são contempladas aqui. Sabemos que Moodle é uma ferramenta extremamente útil para vocês, já que boa parte dos cursos universitários hoje em dia estão sendo totalmente ou parcialmente convertidos para o modelo de EAD.
No Marketplace do Azure está disponível a versão mais atual do Moodle, o principal sistema de gestão de cursos online do mercado. Gratuito, eficiente e o melhor, facilmente escalável se a demanda por alunos aumentar consideravelmente.
Novamente quem entrega a imagem do Moodle no Marketplace é a Bitnami. O ambiente que será provisionado na máquina servidora será baseado em Linux Ubuntu e MySQL. Mais detalhes podem ser visualizados no link a seguir.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/bitnami/moodle/
4. WordPress
O que dizer do WordPress? Simplesmente a ferramenta de CMS mais utilizada no mundo. Milhões de sites hoje em dia são estruturados sobre esse sistema super robusto construído em PHP com base de dados nativa MySQL.
No Marketplace do Azure novamente quem entrega esta imagem de WordPress é a Bitnami. O deployment é realizado em Linux Ubuntu com MySQL e sua utilização, a modelo das demais soluções, não requer qualquer licenciamento extra. Mais informações no link abaixo.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/bitnami/wordpress/
5. CoreOS
CoreOS é uma distribuição minimalista do Linux. O fato de disponibilizar um core enxuto (o nome não é por acaso 😉 ) traz vantagens para diversos tipos de cenários, dentre eles, o de containers.
Como você já deve saber, no Marketplace do Azure temos uma ampla gama de distribuições Linux e o CoreOS é uma das mais utilizadas. A própria CoreOs entrega suas máquinas virtuais no Azure.
Para saber mais sobre essa solução, siga o link abaixo.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/coreos/coreosbeta/
6. Hanu Insight
Essa é outra solução extremamente útil para quem possui ambientes rodando no Azure. Trata-se de uma ferramenta que faz uma leitura detalhada dos assets abaixo de determinada assinatura e apresenta um ambiente extremamente granular (em termos de informações) sobre consumo dos mesmos. Assim é possível fazer uma gestão mais eficiente dos recursos rodando na nuvem da Microsoft.
Alguns recursos do Hanu:
- Atribuição de quota de consumo por projeto;
- Comunicação (alertas) automatizada através de emails com base em thresholds determinados por você;
- Workflow de aprovação para a criação de novos recursos;
- Predição de custos com base no histórico de utilização;
- Dentre muitos outros. Vale a pena conhecer.
A solução entregue no Marketplace do Azure roda sobre uma máquina virtual com Windows e não possui custo adicional de licenciamento. A licença de Windows, como você já deve saber, está embutida no custo da máquina virtual ligada.
A observação aqui é: o Hanu é uma solução que funciona apenas para assinaturas que estão abaixo de uma modalidade de contrato de Azure chamada “Enterprise Agreement”. Não vou entrar nos detalhes desse modelo de contratação, entretanto, é bom ter isso claro. Assinaturas “Pague pelo uso” não poderão se beneficiar disso (ainda).
Para mais detalhes sobre o Hanu, siga o link abaixo.
Link: https://azure.microsoft.com/pt-br/marketplace/partners/hanu/hanu-insight/
Compilação de vídeos
Para ajudá-lo no processo de implantação de soluções disponíveis no Marketplace em sua infra dentro do Azure, compilei uma série de vídeos que mostram este processo para uma ampla gama de soluções, não apenas gratuitas mas também com licenciamento extra. A relação segue:
- Implantando Barracuda no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Barracuda-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando ESRI ArcGIS no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-ESRI-ArcGIS-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando Moodle e WordPress no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Moodle-e-WordPress-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando Red Hat no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Red-Hat-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando Riverbed no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Riverbed-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando Veeam no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Veeam-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Implantando Docker no Microsoft Azure – Fast Start
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Implantando-Docker-no-Microsoft-Azure-Fast-Start - Soluções do Azure MarketPlace – SUSE
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Solues-do-Azure-MarketPlace-SUSE - Soluções do Azure MarketPlace – Citrix
https://channel9.msdn.com/Blogs/Comunidade-Tecnica-Microsoft/Solues-do-Azure-MarketPlace-Citrix - Soluções do Azure MarketPlace – ArcGIS
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Solues-do-Azure-MarketPlace-ArcGIS - Soluções do Azure MarketPlace – TrendMicro
https://channel9.msdn.com/Blogs/Comunidade-Tecnica-Microsoft/Solues-do-Azure-MarketPlace-TrendMicro - Soluções do Azure MarketPlace – CheckPoint
https://channel9.msdn.com/Blogs/Comunidade-Tecnica-Microsoft/Solues-do-Azure-MarketPlace-CheckPoint - Soluções do Azure MarketPlace – Riverbed
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Solues-do-Azure-MarketPlace-Riverbed - Soluções do Azure MarketPlace – Barracuda Networks
https://channel9.msdn.com/Blogs/TechNet-Series/Solues-do-Azure-MarketPlace-Barracuda-Networks
É isso. Espero que seja útil e, bons estudos!
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS