Nas últimas semanas recebi alguns emails através do site com a seguinte pergunta: “Fabrício, é possível publicar minhas aplicações construídas no WebMatrix no Windows Azure? Se sim, como?”. Para responder a esta pergunta recorrente, estou escrevendo o texto de hoje, no melhor estilo “how-to“.
Passo 1: Assinatura do Windows Azure
Para realizar a tarefa proposta aqui, é preciso que você possua uma conta no Windows Azure ativa. Se você já possui, acesse o site http://manage.windowsazure.com, forneça seus dados de acesso (entenda-se Live Passaport e senha) e efetue a autenticação. Se tudo correu bem, você deverá estar visualizando uma tela semelhante a aquela apresentada pela Figura 1.
Figura 1. O painel de administração do Windows Azure
Se você ainda não possui uma assinatura ativa no Windows Azure, você pode efetuar a leitura do excelente post escrito pelo Vinicius Souza, para descobrir como ativar a sua.
Passo 2: Criando o ambiente no Windows Azure
Agora que você já possui uma conta ativa, é preciso criar o ambiente para o host da aplicação. Atualmente, aplicações provenientes do WebMatrix são suportadas apenas no Windows Azure Web Sites (se você está sendo apresentado a esta tecnologia agora, recomendo a leitura deste post que escrevi há um tempo atrás).
Como próximo passo, vá até a opção “Web Sites” no painel de administração do Windows Azure (localizado no canto superior no menu à esquerda). Este painel irá lhe mostrar todos os Web Sites associados a sua assinatura. Para nosso exemplo, criaremos um novo. Para isso, clique na opção “+ New” que aparece no canto esquerdo da barra inferior do painel.
Siga o caminho: “New > Compute > Web Site > Quick create > Forneça as informações solicitadas (nome do web site, o datacenter no qual o serviço será executado e a assinatura a qual o site estará associado)”. Uma imagem semelhante à aquela apresentada pela Figura 2 deverá ser apresentada.
Figura 2. Criando o ambiente de host
Ao clicar em “Create Web Site”, você verá através do painel de administração que o ambiente automaticamente será provisionado e inicializado. Clicando sobre o nome do ambiente, você verá uma figura semelhante àquela apresentada pela Figura 3.
Figura 3. Conferindo o ambiente de publicação
Esta página apresenta todas as informações realmente importantes acerca do ambiente de hospedagem. Note que na barra inferior existe uma opção “WebMatrix” (circundada por vermelho). Ela é a grande chave para a realização do processo de publicação.
Passo 3: Criando o projeto com WebMatrix
O próximo passo consiste justamente em “clicar” nesta opção. Ao realizar esta operação, uma mensagem será exibida pelo portal do Windows Azure. A mensagem pode ser visualizada na Figura 4.
Figura 4. Mensagem sobre os requisitos necessários para continuação do processo
Em linhas gerais, a mensagem chama a atenção para os requisitos de software necessários para que o processo de publicação possa ocorrer de forma satisfatória. Se tudo estiver correto, marque a opção “I agree to the license terms” e clique no botão “(v)”. Ao fazer isso, o Windows Azure iniciará uma série operações para que a publicação possa ser realizada. Prossiga com as autorizações e confirmações solicitadas e aguarde o WebMatrix ser executado.
Como você poderá perceber, quando o WebMatrix for colocado em execução pelo WebPI, uma janela de download aparacerá automaticamente. Esta janela está “baixando” templates específicos já prontos e pré-configurados para publicação no Windows Azure. A Figura 5 ilustra a afirmação acima.
Figura 5. Templates para publicação no Windows Azure baixados
Diante desta tela, o que você precisa fazer é: selecionar o tipo de projeto que deseja criar. Ao realizar esta ação, o WebMatrix entregará o ambiente de desenvolvimento pronto para o desenvolvimento.
Passo 4: Publicando a aplicação no Windows Azure
Este posttem como objetivo apresentar o processo de publicação de uma aplicação web através do WebMatrix no ambiente de nuvem do Windows Azure, assim, não irei desenvolver uma aplicação exemplo. Ao invés disso, recorrerei há um template pronto oferecido pela ferramenta (vide Figura 5), isto é, “Yes, install from the Template Gallery“.
Ao selecionar esta opção, você deverá visualizar no instante seguinte, uma imagem semelhante aquela apresentada pela Figura 6.
Figura 6. Selecionando o template de projeto
Na Figura 6, seleciono o template de projeto ASP.NET do tipo “Starter Site” e o nomeei como “WebMatrixPublishingAzure”. Ao clicar em “Next“, o WebMatrix faz o donwload dos arquivos do projeto utilizando o repositório do NuGet (escrevi um post sobre este recurso há algum tempo aqui no blog), conforme apresenta a Figura 6.
Figura 7. Instalando os arquivos do template selecionado
No instante seguinte (a duração do processo de instalação dos arquivos dependerá da velocidade de seu link de conexão com a internet), você visualizará uma imagem semelhante aquela apresentada pela Figura 8.
Figura 8. O ambiente de desenvolvimento pronto para publicação
O passo seguinte é constituído da publicação dos arquivos no Windows Azure Web Sites. Como o template já se encontra configurado para publicar neste ambiente, o que precisaremos fazer é, ir até a barra superior do WebMatrix, alternar para a guia “Remote” e selecionar a opção “Publish” (vide Figura 9).
Figura 9. Selecionando a opção de publicação
Ao realizar esta sequência de seleções, o WebMatrix apresentará uma janela que relaciona todos os arquivos que encontram-se disponíveis localmente mas que estão ausentes no ambiente online (uma espécie de sync). Esta janela pode ser visualizada na Figura 10.
Figura 10. Selecionando os arquivos para publicação
Ao clicar em “Continue“, o WebMatrix irá automaticamente iniciar o processo de publicação de sua aplicação (inclusive do arquivo *.sdf [banco de dados]) para o ambiente do Windows Azure. Você poderá acompanhar o processo de publicação pela faixa inferior de notificações da ferramenta, conforme apresentado pela Figura 11.
Figura 11. Notificações sobre o processo de publicação
Aguarde o processo finalizar e pronto, sua aplicação está pronta para ser utilizada. É importante lembrar que o endereço de chamada do website no Windows Azure segue o padrão “nomedosite.azurewebsites.net” (em nosso caso, webmatrixpublish.azurewebsites.net). É possível trabalhar com domínios personalizados, mas este é assunto para outro post.
O site exemplo do post funcionando em ambiente de produção, pode ser visualizado na Figura 12.
Figura 12. A página em execução após a publicação
Simples, não?!
Por hoje é só. Não se esqueça de deixar seus comentários. Eles são de fundamental importância para sabermos se a qualidade do texto está ou não interessante.
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS