O WebMatrix foi reeditado e relançado no mercado de ferramentas para desenvolvimento de aplicações web pela Microsoft ha aproximadamente um ano. Como entusiasta da ferramenta, pude acompanhar a rápida adoção por boa parte da comunidade de desenvolvedores. Credito o sucesso da ferramenta a uma série de fatores, dentre os quais destaco:
- A ferramenta é extremamente descomplicada, isto é, profissionais com pouca ou nenhuma experiência com desenvolvimento web sentem-se bem com as terminologias e recursos disponíveis.
- Conjunto de recursos em um único ambiente, ou seja, com uma única instalação, o desenvolvedor passa a ter acesso a um set de recursos nativos (a saber: SQL Server, IIS, Razor, etc).
- Galeria de aplicações open-source integrada a aplicação, isto é, quero criar uma página pessoal? A App Web Gallery disponibiliza acesso às principais plataformas gratuítas no mercado de forma simples e rápida.
- Gratuíta. WebMatrix é uma ferramenta disponibilizada de forma gratuíta pela Microsoft, este fato implica em ampla utilização por parte de empresas e usuários. É uma grande vantagem competitiva em relação a concorrentes.
- Razor View Engine. Uma linguagem simples, entretanto, robusta, que proporciona a desenvolvedores e webdesigners criar aplicações ricas tanto funcionalmente (utiliza linguagens C# ou VB em sua estrutura) quanto visualmente (fácil incoporação de trechos de código com HTML, HTML 5, CSS 3, Javascript, etc.).
Outros fatores contribuíram muito fortemente com este crescimento (Helpers, Functions, Integração com Visual Studio 2010, etc.). Não trataremos sobre estas características em profundidade por fugir ao escopo deste artigo.
Aqui no site já escrevi bastante sobre WebMatrix e Razor. Se está chegando agora e tiver interesse em conhecer a ferramenta mais de perto, recomendo fortemente a leitura da série de posts que escrevi: WebMatrix e Razor.
Hoje (21/09/2011) a Microsoft anunciou a versão beta 2 do WebMatrix e, as primeiras informações são animadoras. Neste post, apresento os principais recursos que deverão estar presentes na versão futura da IDE (Integrated Development Enviroment).
Novos Templates disponíveis
Levando-se em consideração a alta adoção de empresas e usuários em geral as redes sociais, os novos templates disponíveis no WebMatrix 2 trazem além de um visual renovado, áreas e helpers para integração com as principais redes sociais disponíveis (Twitter, Facebook, Linkedin, etc.). A Figura 1 apresenta o visual de uma das novas opções de template – Site Pessoal.
Figura 1: Template de página pessoal disponível no WebMatrix 2 Beta
Code Complete ampliado e melhorado
Uma das grandes melhorias implementadas no WebMatrix 2 é o esquema de code complete. Sim, a partir da versão 2 da IDE, teremos code complete para HTML5, C#, Visual Basic, CSS 3, PHP e Javascript, ou seja, uma grande melhoria. A Figura 2 apresenta o novo IntelliSense em execução.
Figura 2: Code Complete em funcionamento no WebMatrix 2
Integração nativa com NuGet
WebMatrix é uma ferramenta criada para facilitar em grande escala a vida de usuários que desejam desenvolver websites interativos, funcionais pequenos e médios, logo, faz todo sentido implementar de forma nativa, a integração da ferramenta com o NuGet (já escrevei sobre NuGet aqui no site). Esta era uma solicitação da comunidade técnica a equipe de produto do WebMatrix, que, a partir da versão 2, foi atendido. A Figura 3 apresenta o gerenciador de pacotes integrado ao WebMatrix 2 em execução.
Figura 3: Gerenciador de pacotes no WebMatrix 2
Tutoriais incorporados a ferramenta
WebMatrix é uma ferramenta que possui várias facetas, sendo que, uma delas, é a de incentivar o desenvolvedor a aprender as tecnologias as quais a ferramenta dá suporte nativo. Com isso em mente, a equipe de produto do WebMatrix, a partir da versão 2, incorpora a ferramenta diversos tutoriais passo-a-passo, com exemplos com alto grau de detalhamento, para que o usuário possa entender a codificação a medida em que ela ocorre. A Figura 4 apresenta este recurso em execução no WebMatrix 2.
Figura 4: Tutoriais acoplados ao WebMatrix 2
Abertura de Sites Remotos
Em relação a tela de abertura (também conhecida como Acesso Rápido) a novidade está relacionada a possibilidade de abrir diretamente um website remoto, conforme apresenta a Figura 5. Sim, agora, se você já possui uma webapplication em ambiente de produção, você pode trabalhar com os arquivos da mesma em tempo real, online com WebMatrix 2.
Figura 5: Nova tela de acesso rápido no WebMatrix 2
Documentações gerais sobre PHP e específicas sobre Aplicações
Muitas vezes, ao utilizar determinadas funções da API da linguagem seria de grande utilidade um link de acesso rápido para a documentação das mesmas, para saber por exemplo, quais parâmetros devem ser utilizados, etc. A versão 2 do WebMatrix traz justamente estes links de acesso rápido, principalmente à API PHP, conforme apresenta a Figuras 6.
Figura 6: Links de acesso rápido para API PHP
Reformulação no Painel de Gerenciamento de Dados
Este tópico merece um post a parte (e o faremos em breve), mas vale mencionar que, uma característica que melhorou fortemente na nova versão do WebMatrix é o módulo de gerenciamento de dados. Uma das melhorias, foi a reformulação do painel de gerenciamento de tabelas e dados em um painel único, facilitando ainda mais o processo de gerenciamento dos dados, conforme apresenta a Figura 7.
Figura 7: Painel de gerenciamento de dados reformulado
Links adicionais
Alguns links adicionais que podem o ajudar a aprender mais sobre WebMatrix e Razor:
Conclusões
O WebMatrix 2 está passando por um processo intenso de melhorias, e quem ganha com isso? Nós, desenvolvedores que utilizaremos amplamente os novos recursos.
A Microsoft está receptiva a sugestões. Muitas das novas features apresentadas acima foram implementadas após sugestões da comunidade técnica ao redor do mundo, assim, é de fundamental importância que você contribua com seu feedback a equipe de produto. Ele pode resultar em mais melhorias até a versão final.
É importante frisar que, este post, apresenta as novidades da versão Beta, o que significa que, até a versão final, novas features podem ser adicionadas. Caso isso ocorra, atualizarei neste post, portanto, fique ligado!
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
RSS